Slide

10/recent/ticker-posts

22 de setembro - Dia do Contador


A contabilidade é uma Ciência antiga, pois já na época dos homens das cavernas existem relatos históricos da utilização de desenhos que representam controle patrimonial. Quando Nosso Senhor Jesus Cristo esteve na terra um de seus discípulos, São Mateus era Contador e Atuava na área da Contabilidade Pública, ou seja, era cobrador de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação de documentários contábeis.

No dia 21 de setembro comemoramos o dia de São Mateus que é o Padroeiro dos Contabilistas e no dia 22 de setembro comemoramos o dia do Contador, por ser a data que marca a criação do Curso de Ciências Contábeis no Brasil no ano de 1.945.

Inicialmente, os lançamentos contábeis eram realizados de forma empírica, ou seja, seu conhecimento desenvolveu-se através da experiência adquirida com a prática.

Entre os anos 1.450 – 1.510, o monge franciscano Lucas Pacioli, matemático e professor, desenvolveu o método das partidas dobradas, que foi o marco para o desenvolvimento da contabilidade.

Até a primeira metade da década de 70 os praticantes desse ofício técnico também eram conhecidos no Brasil como guarda-livros, mas com o passar do tempo, os profissionais de contabilidade passaram a receber o nome de contadores e a expressão de guarda-livros caiu completamente em desuso.

Os formados em cursos de nível superior em Ciências Contábeis recebem o Diploma de Bacharel em Ciências Contábeis e o exercício da profissão pede conhecimentos aprofundados de planejamento, coordenação, controle, análise e interpretação das informações econômico-financeiras e patrimoniais.

O mercado de trabalho para os Contadores é bastante amplo e atrativo. Como toda pessoa jurídica (empresa) necessita de, no mínimo, um contador, a área de perícia contábil e auditoria tornam-se pontos fortes entre as opções de emprego que estão em alta nesta área. Também, para os profissionais que já têm alguma experiência na área, é bastante comum abrirem escritórios próprios, onde prestam serviços para empresas, fazendo demonstrações financeiras, consultorias tributárias, entre outras, assim o contador deixou de ser um funcionário burocrata para tornar-se parceiro estratégico das empresas em que atua.

O Blog Merece Destaque parabeniza todos os profissionais da área de contabilidade pelo seu dia.

Postar um comentário

0 Comentários