Slide

10/recent/ticker-posts

A importância do Toyota para Santa Cruz do Capibaribe é abordada por Francisco Zacarias em sua coluna

Juntos por AMOR a Santa Cruz: Direto de Londres

Olá! O Reino Unido, onde fica a Inglaterra, é um país de muita história e muitas tradições. Sua capital, Londres, concentra diversos símbolos muito antigos como os palácios, os monumentos e a própria nobreza; além de símbolos mais modernos como as cabines telefônicas vermelhas, a loja Harrods e os famosos "pubs" ingleses, os bares.

Mas, por que falar de Londres, se o assunto é Santa Cruz? Longe de mim querer cometer a injustiça de comparar nossa guerreira cidade de pouco mais de meio século com uma das grandes capitais mundiais, inclusive mais antiga que o próprio Brasil! Na verdade gostaria de chamar a atenção para dois símbolos da tradição londrina: os ônibus vermelhos de primeiro andar, os chamados novos "routemasters"; e os táxis pretos derivados das charretes, os "black cabs". São veículos que são apenas vistos na Inglaterra e que são símbolos de Londres, o que os tornam muito especiais e importantes componentes na formação do produto turístico da capital inglesa. 

Ônibus vermelho de primeiro andar e táxi preto derivado das charretes, típico de Londres.
Fotos: Francisco Zacarias.

Nossa cidade, Santa Cruz do Capibaribe, tem sua economia baseada em duas atividades principais: a indústria de confecção de roupas e o turismo comercial! Sim! Santa Cruz é uma cidade turística! Todas as semanas, recebemos visitantes de todas as partes do Brasil para comprar. Eles se hospedam na cidade, almoçam na cidade, abastecem o carro na cidade e, claro, compram nossas mercadorias, as roupas. Todas as semanas, Santa Cruz recebe um aporte financeiro considerável dos turistas que vêm comprar, sem os quais muitos empregos e muita renda seria perdida!

Por isso essa importante atividade econômica precisa ser melhor explorada! Além de melhorar a estrutura da cidade, precisamos fortalecer nossos símbolos locais, como a máquina de costura, a própria costureira, a feira da sulanca, dentre outros. Assim como os veículos londrinos, o agreste pernambucano também possui um veículo especial, que só existe na região, e que foi e é o grande responsável por transportar toda a riqueza produzida no polo de confecções! 

É o toyota, aquele mesmo (!), alongado na nossa própria região e com a capota de tecido, o nosso veículo! Aquele que não tem motorista, mas toyoteiro, transporta há décadas o suor da nossa gente que, apesar de esquecida pelas autoridades, encontrou soluções para seu desenvolvimento e venceu!

Toyota Bandeirante alongado, típico da região Agreste de Pernambuco. Fotos: Almir Neves

O toyota alongado do agreste precisa ser preservado! Já vi grupos de aventureiros postarem nas redes sociais fotos, ao lado do nosso toyota, em belas paisagens agrestinas, o que é um exemplo de como esse símbolo pode contribuir para o fomento do turismo de lazer em nossa região. Por isso deixarei uma sugestão aos nossos políticos: regulamentar o transporte público coletivo em Santa Cruz, cuja ausência já é um descaso com a população, aproveitando nosso toyota ao invés de ônibus! 

Por ser um veículo pequeno, se comparado a um ônibus, não tem problemas em se locomover por nossas avenidas, que não são largas. O toyota, como transporte coletivo, garantirá um serviço importantíssimo a nossa população, gerará empregos para os toyoteiros e preservará um dos nossos símbolos. Isso ajudará a compor nosso produto turístico e, quem sabe, nossos sacoleiros depois voltem, não apenas para comprar em Santa Cruz, mas também para passear com suas famílias nos fins de semana. Muito obrigado pela atenção!

Francisco Zacarias
Blog Merece Destaque

Postar um comentário

0 Comentários