Slide

10/recent/ticker-posts

Juntos por AMOR a Santa Cruz: a PE-160 é o retrato da politicagem santacruzense

Olá meus amigos! Estou feliz por escrever de novo ao Blog Merece Destaque. Fiquei um pouco afastado por causa das atividades de fim de ano, aliás feliz ano novo! Aproveito também, já que o ano é novo, para postar minha foto nova!

Hoje gostaria de, mais uma vez, chamar a atenção para o problema da PE-160, no trecho entre Santa Cruz do Capibaride e o distrito de Pão de Açúcar. Trata-se de uma estrada construída há décadas, por onde toda a riqueza de Santa Cruz passou e passa, em Toyotas alongados, caminhões, caminhonetes ou mesmo carros particulares. É a principal via de escoamento da produção têxtil da Capital da Moda. 

Recentemente recebemos a promessa do então Governador Eduardo Campos, cujo governo investiu quase 2 bilhões de reais nas estradas pernambucanas, de duplicação dessa importante via. Na época, essa promessa foi endossada pelo Deputado Estadual Diogo Moraes (segundo o próprio, frequentador da cozinha do governo) e seu grupo político conhecido por bocapretas.

Houve boatos, no entanto, de que algum importante político da nossa cidade teria dito que as obras apenas seriam iniciadas às vésperas das eleições, mas confesso que não acreditei. Ora! Quem já fez alguma obra, por mais simples que seja, sabe que a primeira etapa é limpar o terreno! No caso da estrada, havia diversos imóveis no caminho, cuja retirada dependeria de um longo processo de desapropriação, inclusive um prédio de uns 3 andares! Havia ainda a serra da emblemática Volta do Serrote, que precisaria ser implodida, o que dependeria, naturalmente, de uma licença ambiental, que também demanda tempo.

Prédio no caminho da duplicação: a estrada passará pelo terreno dele.
Pensei que jamais um representante do povo teria a coragem e a desumanidade de iniciar uma obra dessas sem que o terreno estivesse limpo, sem que as licenças estivessem resolvidas! Isso seria transformar uma estrada ruim em uma estrada pior ainda, dentro de um canteiro se obras! Fiquei muito surpreso, mas eles colocaram as máquinas para revolver a terra.

Muro particular no caminho da duplicação: enquanto ele estiver de pé, é sinal de que o processo de desapropriação ainda não foi concluído e de que a obra não pode continuar.
Quando, no ano passado, a paralisação dos trabalhos foi anunciada, eu já esperava, mas atentei para a justificativa: algo como fazer um balanço das contas do Governo do Estado. Em 60 dias, as obras seriam reiniciadas. Pois bem. Esse prazo está em vias do fim e estamos todos de olho! Essa estrada é fundamental, não apenas para os 100 mil habitantes de Santa Cruz, mas também para os mais de 500 mil pernambucanos da região circunvizinha, que vive da atividade têxtil! Todas as semanas, trabalhadores, muitos pais e mães de família, perdem suas vidas em acidentes nessa estrada, inclusive um trabalhador foi mutilado, essa semana, em um acidente na PE-160! O povo não merece essa verdadeira sacanagem (com perdão da palavra)!

Gostaria de convocar todos os santacruzenses para se tornarem vigilantes e fiscais da obra. Gostaria que todos acompanhassem o reinício dos trabalhos, que deve acontecer inadiavelmente em fevereiro. Caso contrário, vamos reclamar nas redes sociais, vamos fotografar, escrever, compartilhar e expor ao máximo essa situação! Convoco também a mídia santacruzense para engrossar essa corrente! Vamos mostrar para esses políticos que o povo não é mais cego, nem apaixonado a ponto de se submeter a essa situação humilhante! O povo de Santa Cruz do Capibaribe e da região fizeram, do descaso público e do infortúnio natural do agreste, um grande polo de desenvolvimento com muito suor, muitas privações e muitas lágrimas! O povo dessa região trabalha muito e não pode ser tratado dessa maneira! Muito obrigado pela atenção!

Francisco Zacarias

Postar um comentário

0 Comentários