Slide

10/recent/ticker-posts

Paraíba: Açude do Congo está com apenas 5% de sua capacidade de armazenamento de água

O açude Cordeiro, localizado no município do Congo, atingiu seu nível crítico esta semana e poderá entrar em colapso nos próximos meses, caso não haja chuvas suficientes para recuperar o seu volume. O reservatório está com apenas 3.532.636 m³ de água, o que equivale a 5% de sua capacidade, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). 

Desde 2012 que o açude não recebe recargas de água acima de suas perdas, e a cada dia tem secado mais ainda. 

Os moradores da cidade reclamam por o sistema adutor do Congo ainda estar ligado a partir do açude, pois segundo eles, o açude é a única fonte de água que existe na cidade, e que há outros reservatórios a exemplo o de Sumé, que podem abastecer as cidades abrangentes do adutor do Congo.

A CAGEPA ainda não se pronunciou sobre a situação, mas especula que o plano de emergência para que as cidades não fiquem sem o abastecimento de água, seria interligar o sistema adutor do Congo com o açude de Sumé, que está com 19,6% de sua capacidade. 

Outra alternativa seria o açude de Camalaú, que recebeu mais de 1 milhão de metros cúbicos de água das chuvas caídas neste mês na região.

Informações: Vitrine do Cariri
Foto: De Olho no Cariri

Postar um comentário

0 Comentários