Slide

10/recent/ticker-posts

Carteira de Trabalho digital já pode ser emitida em Pernambuco. Saiba como:

Em Pernambuco, quem precisar tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) já pode optar pelo novo modelo do documento, a carteira de trabalho digital. No entanto, quem tem a carteira antiga não precisa trocar para a nova imediatamente, já que apenas em alguns pontos do estado é possível fazer essa substituição, como mostrou o Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (25).

De acordo com a chefe substituta do Serviço de Registro Profissional, Gilka Melo, não é preciso trocar a versão antiga da CTPS pela nova se a carteira antiga estiver em boas condições. "Agora, se a antiga encheu, os contratos de trabalho, anotações gerais, alteração de salário, aí você pode. Se você perdeu ou foi roubado, também pode trocar pela nova", explica Melo.

Ao ser expedido o novo tipo de documento, é feita uma checagem com outros registros, como a Receita Federal e o INSS, o que torna a carteira digital mais segura. "Ela fica registrada no sistema, então se você tirou a carteira aqui mas foi para outro estado e precisa saber o número da sua carteira, você vai no Ministério do Trabalho, dá seu CPF e a gente diz o dia em que você tirou, quem tirou e o número da carteira", esclarece Gilka Melo.

Ainda segundo Melo, estão sendo expedidas carteiras de trabalho dos dois tipos. Nas gerências e agências do Ministério do Trabalho, no entanto, só é possível tirar carteiras digitais. Nas gerências nas cidades de Caruaru, Garanhuns, Araripina, Petrolina e em agências nas cidades de Barreiros e Timbaúba, documentos do novo tipo são expedidos. O Ministério também tem acordos com as prefeituras: Recife, Abreu e Lima, Jabotão, São Bento do Una, Afrânio e João Alfredo são exemplos de cidades onde já é possível tirar a carteira digital.

Para tirar a carteira digital, é preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita como identidade, pois não tem todas as informações que a CTPS exige. Se o documento for uma segunda via, é preciso levar também um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Blog Merece Destaque
Com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários