Slide

10/recent/ticker-posts

Secretaria de Educação inicia curso de Libras para atendente ao público

A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, por meio do departamento de Educação Especial e Inclusiva realizou na noite desta sexta-feira (22), a aula inaugural do curso básico de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para funcionários e atendentes ao público em geral.

O propósito do curso é tornar as repartições públicas ou privadas de atendimento ao público de Santa Cruz, um ambiente de comunicação inclusiva e promover a interação entre cidadãos ouvintes e surdos.
“Estou imensamente feliz por estar Secretário de Educação em um momento tão especial como esse que estamos vivendo agora. Agradeço a cada um de vocês que se prontificaram e se colocaram a disposição desse projeto belíssimo de iniciativa do departamento de Educação Especial e Inclusiva. Tudo isso é possível, porque a Secretaria de Educação vive um momento maravilhoso, todos os departamentos estão trabalhando com liberdade, apoio e principalmente com a qualidade que a população de Santa Cruz merece”, pontuou Joselito Pedro, Secretário de Educação.
Clécia Lira, coordenadora de Educação Especial e Inclusiva falou sobre o desenvolvimento do curso e sua duração.
“O curso vai acontecer com duas turmas, uma na segunda e outra na quarta-feira, isso das 19h e 30 às 21h e 30. Uma turma funcionará na Secretaria de Educação e outra na Escola Estadual Padre Zuzinha, este último, atendendo um aluno cadeirante. Serão 20 encontros, sendo um por semana, com previsão de término para 25 de Novembro de 2015″.
Através de tradução de Gleidson Maciel, o instrutor de Libras Boyzar Dioclezio falou que está satisfeito com a procura da população para fazer o curso.
“Estou muito feliz ao presenciar esse número de pessoas nesta reunião aqui na Secretaria de Educação. Com esse curso vamos abrir oportunidades de comunicação e interação entre surdos e ouvintes. É muito importante para nós pessoas surdas interagir, independentemente do lugar social, culto ou religioso”. 
“É muito interessante esse curso, porque ele vai ajudar as pessoas a entender melhor as dificuldades que os surdos passam. Esse curso veio em boa hora, pois Santa Cruz tem vários surdos e infelizmente quando eles se dirigem a lugares públicos não encontram pessoas com habilidade para atendê-los”,destacou senhor Antenor, representante dos Correios em Santa Cruz.
Além da presença dos estudantes, apresentação dos interpretes e do professor do curso básico de Libras Boyzar Dioclezio, a aula inaugural contou com exposição do projeto e vídeo motivacional, “Pra ser feliz”.

Fotos: Gercom Seduc.

Postar um comentário

0 Comentários