Slide

10/recent/ticker-posts

Atenção políticos de Santa Cruz para as diferenças entre um chefe e um líder

De primeira, pode parecer que para comandar um grupo político, é necessário ser chefe dele, mas há muita diferença entre ser chefe e líder.

De início, as pessoas têm a mania de confundir os dois, às vezes por falta de experiência ou até mesmo falta de tato, sem contar que um líder pode ser um chefe, mas um chefe nunca poderá ser um líder. Ficou confuso? Então confira as principais diferenças entre ser chefe e líder.

Um chefe
Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, e os que fazem parte de sua equipe geralmente não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê as pessoas de sua equipe como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.

Um líder
Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas. Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.

E você é um chefe ou um líder? Reflita sobre isso...!

Por Almir Neves
Texto adaptado do autor: Villela da Matta

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Se essa pergunta for feita a qualquer político, tenho absoluta certeza que 100% dos questionados irão bradar, "LÍDER É CLARO", embora isto seja uma verdade igual a tantas outras das campanhas eleitorais.

    ResponderExcluir