Slide

10/recent/ticker-posts

Campanha de combate às viroses é reforçada em Santa Cruz do Capibaribe


A partir desta terça-feira (24), a Prefeitura de Santa cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, inicia uma campanha intensa de combate às viroses como Dengue, Zika e Chikungunya. O mutirão de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti contará com o apoio dos agentes de saúde, endemias, voluntários e principalmente da população.

Para que o objetivo da campanha seja alcançado é necessário que a população abra as portas de suas casas e torne-se um agente de combate a qualquer foco do mosquito. “Peço os santa-cruzenses que não desperdicem a oportunidade de terem seus lares vistoriados pelos agentes e voluntários. Mesmo que precise se ausentar de casa, procure uma pessoa para deixar responsável por seu lar e nos ajude a vencer essa batalha em prol da saúde pública,” pediu o prefeito Edson Vieira.

Conforme cronograma, a campanha preventiva começará no bairro São Miguel e se estenderá pelo Nova Santa Cruz e Bela Vista. “A ação mais simples para prevenção das viroses é evitar o nascimento do mosquito transmissor, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução,” destacou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

Segundo Fabrícia Neves, diretora de Atenção Básica, além das visitas domiciliares, uma equipe de palestrantes percorrerá todas as escolas do bairro, ensinando como eliminar os focos do mosquito. “Através de uma parceria entre as secretárias de Saúde e Educação, iremos visitar as salas de aulas fazendo palestras e distribuindo panfletos educativos de erradicação aos focos do mosquito transmissor de viroses”, explicou a diretora.

Ainda segundo Fabrícia, cerca de 80 pessoas, entre agentes e voluntários, participarão dos trabalhos. O mutirão acontecerá entre os dias 24 de novembro e 16 de dezembro, das 7h30 ao meio dia e percorrerá todos os bairros da Capital da Confecção. Para facilitar o reconhecimento das equipes por parte da população, o agente de saúde do bairro visitará as residências acompanhado por um agente de endemias e por dois voluntários devidamente identificados. Caso o grupo encontre alguma residência fechada, o agente responsável pela rua será notificado pela direção do mutirão e voltará a visitar a família.

Outras demandas, como terrenos baldios com acumulo de lixo ou água parada, casas fechadas há muito tempo, piscinas sem tratamento, entre outros focos de proliferação do mosquito, podem ser encaminhadas diariamente para o Zap Dengue (81) 9.9914-2764.

Postar um comentário

0 Comentários