Slide

10/recent/ticker-posts

Equipe da Secretaria de Saúde de Pernambuco visita Santa Cruz para traçar metas de combate a virose


No último sábado (21), o prefeito Edson Vieira, acompanhado de uma equipe da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, recebeu técnicos da IV Gerência Regional de Saúde e da Secretaria de Saúde de Pernambuco. O grupo se reuniu para avaliar as melhores medidas a serem colocadas em um plano de ação conjunto entre município e estado para combate à Dengue e outras viroses.

Na reunião ficou definido para intensificar os trabalhos em dois sentidos, prevenção e assistência a quem está doente, além da elaboração de um plano de ação para iniciar a partir desta terça-feira (24).

Após a conversa o grupo visitou os hospitais Raymundo Francelino Aragão e Materno Infantil para ver como está o atendimento ao público e conversar com funcionários, especialmente com diretores.

A secretária-executiva de Saúde de Pernambuco, Ana Claudia Callou Matos, falou que a visita à cidade foi produtiva e ratificou o empenho de todos em solucionar o problema. “Nossa vinda a Santa Cruz foi importante para vermos o problema de perto, é um momento difícil para os municípios pernambucanos, porém estamos juntos operacionalizando ações de forma imediata. O combate ao mosquito é uma luta de todos, é fundamental buscamos constantemente focos em nossas casas, com união podemos realizar um combate mais eficaz", falou a secretária.

A coordenadora estadual do programa da Dengue, Zika e Chikungunya, Claudenice Pontes, também esteve em Santa Cruz do Capibaribe e falou sobre ações que terão início na cidade. “Estamos visitando os municípios, Pernambuco já tem 16 com casos de Dengue e Chikungunya. Em Santa Cruz priorizamos as coletas de sangue para saber quais vírus estão circulando e vamos passar toda essa semana acompanhando o comportamento desses casos, para ver se vai existir a necessidade de um novo bloqueio de transmissão” afirmou.

O prefeito Edson Vieira comentou sobre sua preocupação e sobre o trabalho junto com o Governo do Estado. “Essa força tarefa do município e estado vai ser muito importante, o trabalho preventivo que sempre fizemos é fundamental, mas a virose chegou com força em todo o estado e nossas unidades tem sido referência na região, atendendo nossa população e de cidades mais próximas, por isso recorremos ao estado para juntos traçarmos estratégias para atravessar esse momento difícil", falou o prefeito.

Como parte das ações imediatas do município, foi reforçada a equipe médica para o plantão no Hospital Municipal e teve início um mutirão nos bairros com agentes de endemias e de saúde tratando reservatórios e passando informações de prevenção. O carro fumacê do Governo do Estado e o fumacê portátil da Prefeitura também estão complementado essa ação na parte da tarde.

Postar um comentário

0 Comentários