Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba a importância dos cuidados com os pés, principalmente para diabéticos

Os cuidados com os pés nunca devem ser deixados de lado. São eles que refletem, muitas vezes, como anda a nossa saúde. Algumas pessoas devem dedicar uma atenção especial aos sinais que os pés indicam, como por exemplo, os diabéticos. Mais de 10 milhões de brasileiros possuem a diabetes. O alto nível de glicose no sangue pode causar lesões nos vasos sanguíneos, reduzindo a circulação de sangue nos pés. Com isso, a pele fica enfraquecida, facilitando o aparecimento de ferimentos e dificultando a cicatrização.

Entretanto, há uma grande diferença entre “pés de diabéticos” e um “pé diabético”. Os pés de diabéticos podem ainda não ter sido atingidos pela diabetes, enquanto que um “pé diabético” já foi atingido pela doença e tem problemas de perda de sensibilidade.

Para quem tem diabetes, as complicações do pé são um perigo constante e merecem toda a atenção e cuidados diários. A pessoa pode se machucar e como não sente dor, acaba por não perceber, desenvolvendo calos de pressão, lesões na pele e articulações. Em casos mais graves, a demora para cicatrizar um ferimento pode infeccionar o pé e até levar à gangrena.

Na Doctor Feet, os profissionais são qualificados e treinados e muitos possuem cursos complementares para atender ainda melhor os diabéticos. Por isso, recomenda-se a visita regular ao podólogo para que se possam evitar problemas futuros. O “Tratamento Tradicional Completo” é o mais indicado para esses pacientes, pois nele se faz a Podoprofilaxia cuidadosa dos pés.

Cristina Lopes, Coordenadora Técnica da Doctor Feet uma rede especializada em serviços de podologia, preventivos e curativos, dá algumas dicas que podem ser seguidas e feitas em casa:

1. Fazer uma minuciosa verificação dos pés todos os dias, olhando se existem ferimentos, calos, calosidades, etc.

2. Usar calçados apropriados (confortáveis, mas que dão proteção aos pés).

3. Utilizar cremes hidratantes específicos à noite para evitar o ressecamento e as rachaduras.

4. Utilizar óleos essenciais que evitam a proliferação de fungos que causam as micoses (melaleuca, por exemplo).

5. Não cortar as unhas muito rentes e não mexer nas peles nos cantos das unhas.

6. Fazer visitas regulares ao médico e, pelo menos a cada 30 dias, ao Podólogo.

Para mais informações acesse ao site: www.doctorfeet.com.br

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sim, existem muitos problemas relacionados com os pés, unhas encravadas, fungos, rachaduras, pé diabético...

    Por isso eu sempre levo em conta visitar um podólogo, igual ao qualquer outro profissional da saúde.

    Em Este site de podologia encontramos muta informação sobre os cuidados profissionais dos pés. Recomendo muito a leitura

    ResponderExcluir