Slide

10/recent/ticker-posts

Plano Nacional da Cultura Exportadora é lançado em Santa Cruz do Capibaribe


O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), voltado para o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, foi lançado nesta sexta-feira (22), em Santa Cruz do Capibaribe. O evento de lançamento aconteceu no Cellebre Recepções e contou com presenças do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, do presidente do Sindicato da Indústria Têxtil de Pernambuco, Oscar Rache Ferreira, além de diversas autoridades políticas da região, representantes de entidades de classes empresariais, do Moda Center Santa Cruz e de técnicos do  MDIC.

Várias micro, pequenas e médias empresas de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama, já fizeram suas inscrições.

De acordo com o ministro Armando Monteiro, 260 empresas já exportam em vários segmentos e a ideia é duplicar esse número de acordo com a vigência de dois anos de ações previstas no PNCE. Ainda segundo o ministro, "a exportação não é um mero slogan, mas um canal irrecusável para aquelas empresas que querem manter seus negócios. Não é algo complicado como muitos imaginam e aí entra o PNCE para usar uma série de instituições e de entidades para oferecer um apoio ao micro e pequeno empresário para que ele faça a trilha de exportação. Isso envolve toda uma ação de apoio e de consultoria, para dizer a ele que há condições de fazer a exportação simplificando alguns procedimentos, orientando os processos de financiamento, analisando e adequando o seu produto, identificando mercados em potencial, com melhores perspectivas, isso chamamos de Inteligência Comercial. A qualidade do produto hoje aqui é muito diferente de 10... 15 anos passados. Se agora produzimos com mais qualidade, podemos acessar mercados mais exigentes e exportar e o Polo dará maior engajamento às exportações”, disse.

Oficinas e palestras foram realizadas durante a tarde para empresários interessados no plano e, de acordo com técnicos do MDIC, o Núcleo Operacional do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) estará atendendo os empresários no campus da UFPE, em Caruaru.

Postar um comentário

0 Comentários