Slide

10/recent/ticker-posts

Com apenas 1,66% da capacidade, barragem de Jucazinho deve abastecer o Agreste por mais 90 dias


Com apenas 1,66% do volume total de água, a barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, só deve atender a população do Agreste de Pernambuco por mais 90 dias, de acordo com informações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Jucazinho tem capacidade para armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água, mas atualmente está com apenas 5,6 milhões de metros cúbicos.

Segundo a Apac, no mês de janeiro choveu uma média de 92 mm em toda a região Agreste. O esperado para este período era 42 mm. Em Surubim, choveu 85 mm quando o esperado era de 33 mm. Apesar disso, o volume do reservatório não aumentou porque “a água da chuva tem quer ser maior do que a quantidade escoada nas bacias dos rios, devido à vazão”, conforme a técnica em hidrometeorologia da Apac, Rafaela Ribeiro.

Aproximadamente 300 mil pessoas recebem água de Jucazinho, segundo o gerente regional do Alto Capibaribe da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Mario Heitor Filho. Os municípios abastecidos pela barragem são: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama.

Blog Merece Destaque
Com informações do G1
Foto: Divulgação / Compesa

Postar um comentário

0 Comentários