Slide

10/recent/ticker-posts

Nossa historia por nós mesmos. Artigo de Zenna Rocha

Muita paz e boas vibrações para todos nós. Sempre dialogo com vocês por aqui questões de meio ambiente, mobilidade e os benefícios de se usar bicicleta no sentido geral. Hoje, fugindo um pouco do assunto chave da coluna, mas nem tanto assim, já que está dentro do contexto qualidade de vida. A questão Museu e sua importância: Museu; significado (instituição dedicada a buscar conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico, histórico etc.).

Dentre vários museus que existem no pais e em especial na Capital de Pernambuco, Recife, vamos destacar dois de suma relevância, beleza e importância, o Instituto Ricardo Brennand, eleito em 2015 como o melhor Museu da America do Sul. Construção em forma de Castelo medieval que abriga em seu interior peças, antiguidades históricas como armaduras, armas que foram usadas em guerras na era medieval, como também obras de arte de varias épocas e nacionalidades.

Institututo - Museu - Ricardo Brennand.

Outro que também é destaque nacional é a oficina Francisco Brennand: Ceramista, Francisco Brennand, transformou a olaria da família em ateliê e museu. Há pinturas, painéis de azulejos e esculturas - quem visita fica maravilhado pelo clima, a arborização, as obras e arquitetura do local. 


Oficina - Museu - Francisco Brennand.

Visitar um museu: um centro de preservação da historia, cultura e vivência de uma época e de povos, é muito bom e gratificante, você sai do local com uma sensação de prazer e paz. Diante da importância que tem um Museu, fica-nos a pergunta; porque nossa cidade, Santa Cruz do Capibaribe, ainda não tem um lugar que preserve nossa cultura de empreendedorismo, de nossa feira, nossa Sulanca, nossa cultura em geral, enfim nossa vida durante épocas? Geralmente um museu advém da iniciativa do poder publico, mas, também da iniciativa privada quando famílias tradicionais se empolgam em elevar a cultura e o nome da cidade aonde nasceram. Fica a reflexão para que se tome gosto em criar um centro de preservação e valorização de nosso patrimônio histórico.


Por Zenna Rocha

Postar um comentário

0 Comentários