Slide

10/recent/ticker-posts

Bicicletando com Zenna Rocha: A bicicleta no trânsito de Santa Cruz

Qual a importância da bicicleta para uma cidade como Santa Cruz do Capibaribe? Cidade com mais de 100 mil habitantes e com uma frota de veículos motorizados registrados em mais de 50 mil, fora os não registrados. Cidade plana, com distâncias e perímetros relativamente curtos. Cidade com um número considerado de pessoas que utilizam bicicleta como meio de transporte no dia a dia, com isso aliviando o trânsito, pois cada bicicleta nas ruas é um carro a menos. A cidade ganha em mais espaço, menos acidentes graves, menos congestionamentos e menos poluição, dentre outros tantos benefícios.


Mas o o que de fato tem sido feito por esse meio de transporte tão importante para a cidade? Tem se valorizado essas pessoas e se incentivado esse tipo de locomoção? Meio de transporte que gera saúde e deixa a cidade mais humana. Há bicicletários(estacionamentos) para quem escolhe ir de bicicleta? Há rotas especificas e sinalização especifica para esse modal? É pensado alguma forma de dar segurança a quem pretende contribuir com uma cidade melhor indo de bicicleta? Ou o trânsito só é pensado para quem vai de transporte individual motorizado? Não! Infelizmente essa é a realidade.


Por ironia do destino nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe entregou duas bicicletas coletoras para a Associação de Catadores de Recicláveis de Santa Cruz do Capibaribe (ACRESC). As bicicletas Ciclolix, fazem parte do projeto Relix, patrocinado pelo SESI Pernambuco, são feitas de alumínio, adaptadas com um compartimento para o depósito do material coletado e proporcionam mais segurança e melhores condições de trabalho aos catadores de rua.


Uma ótima iniciativa da Prefeitura Municipal que contou com o empenho da gestão de meio ambiente e de outros atores públicos para que se concretizasse. Mesmo que o fato só tenha chamado a atenção do poder público e dos jornalistas da cidade através de Blogs quanto ao conforto para os catadores e a praticidade em tirar as carroças de burro de circulação. Esquecem de aproveitar a oportunidade para divulgar/associar a importância da bicicleta e todos os seus benefícios para uma cidade moderna. Já estaá mais do que na hora da Prefeitura Municipal valorizar esse meio de locomoção e seus condutores através de todas as suas secretarias com ações concretas.

Por Zenna Rocha

Postar um comentário

0 Comentários