Slide

10/recent/ticker-posts

Campanha de vacinação antirrábica é realizada em Santa Cruz do Capibaribe

Entre os dias 29 de março e 30 de abril, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde, realiza a campanha de vacinação antirrábica em 12 postos de atendimentos espalhados pelo município. A medida visa vacinar cães e gatos a partir de dois meses de idade.

O insumo biológico aplicado nos animais não possui contraindicação e poderá ser ministrado em fêmeas que estejam prenhas ou amamentando. “Mesmo que o animal esteja doente ou com algum membro fraturado, a vacinação pode e deve ser aplicada. Uma vez que estamos tentando combater uma doença grave e capaz de causar a morte de humanos,” explicou a diretoria de Vigilância em Saúde, Narah Saraiva.

A Secretaria de Saúde orienta que o animal seja conduzido ao posto de atendimento por adultos e após a vacinação permaneça por algumas horas afastado do contato humano. Caso esta seja a primeira vacina antirrábica, a dose deverá ser repetida com 30 dias. No ato da imunização, o dono do cão ou gato receberá um cartão de comprovação da vacinação.

Na Terra das Confecções, os distritos do Pará e Poço Fundo concentrarão os pontos de vacinação rural, sempre das 8h às 13. Já a zona urbana, vivenciará no próximo sábado (02), o “Dia D”, com vacinação disponível em nove bairros das 8h às 17h (conforme programação abaixo). Entre os dias 04 e 30 de abril, a vacinação será oferecida somente na Secretaria de Saúde do município, situada na Rua Hermano de Souza, 69, no bairro Santo Antônio.

RAIVA

A raiva canina é a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos), e segue como um problema a ser controlado em quase todo o mundo. Transmitida pelo contato com a saliva de um cão doente – principalmente por meio da mordida – a doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal.

Postar um comentário

0 Comentários