Slide

10/recent/ticker-posts

SESI/PE ensina receitas práticas e baratas para Páscoa


Apesar da crise, é possível fazer um almoço de Páscoa saboroso e sem gastar muito. Anote as dicas do SESI/PE e garanta uma refeição saudável e com receitas práticas para você passar seu feriadão com a família e os amigos e não na cozinha. “A ideia é mostrar que as pessoas podem preservar as tradições da data, como o consumo de peixes, com opções de pratos de baixo custo, nutritivo e sem perder o sabor”, afirma a nutricionista da entidade, Lídia Bandeira. Leia abaixo as receitas e confira no vídeo (aqui) como prepará-las.

Essas e outras dicas estão à disposição do público através de orientação nutricional personalizada que a equipe do SESI/PE oferece para crianças, jovens e adultos, na Região Metropolitana do Recife. Além de ensinar como obter uma boa forma, sem passar fome e com um cardápio de dar água na boca, as nutricionistas do SESI também ensinam como evitar ou controlar doenças como diabetes, hipertensão, entre outras. As consultas são individuais e devem ser agendadas previamente pelos telefones (81) 3241.9218 (SESI Clínica, no Espinheiro) e (81) 3445.3800 (Mustardinha). Os preços são populares para facilitar o acesso ao maior número de pessoas.

Receitas:

Prato principal: SARDINHA AO FORNO

Ingredientes: 500g de filés de sardinha; 1 cebola em rodelas; 1 abobrinha picada; 1 chuchu picado; 1 pimentão em rodelas; 1 tomate em rodelas; 1 cenoura em rodelas; Azeite para regar; Sal a gosto
Modo de Preparo: Depositar os legumes (abobrinha, chuchu e cenoura) no fundo da assadeira. Depois, cobri-los com os filés de sardinha (com a pele virada para baixo) e temperar com o sal. Acrescentar as cebolas, pimentões, e tomates em rodelas. Regar com o azeite e levar ao forno.
Rendimento: 04 porções.
Tempo de preparo: 40 minutos.

Acompanhamento: PIRÃO DE CABEÇA DE PEIXE
Ingredientes: 1 kg de cabeça de peixe; 2 tomates picados; 1 cebola picada; 3 dentes de alho picados; ½ xícara de cheiro verde picado; 1 colher de chá de pimenta do reino; 2 xícaras de farinha de mandioca peneirada; Azeite; Sal a gosto; Água suficiente
Modo de Preparo: Dourar a cebola e o alho no azeite. Acrescentar as cabeças de peixe, tomates e cheiro verde e refogar. Colocar água suficiente para cobrir as cabeças de peixe e temperar com sal e pimenta do reino moída. Cozinhar lentamente em fogo baixo até que solte toda a carne da cabeça do peixe. Peneirar o caldo em outra panela e, com fogo desligado, acrescentar a farinha de mandioca aos poucos para não empelotar. Levar ao fogo e mexer bem até a farinha cozinhar (ferver) e chegar na consistência desejada.
Rendimento: 05 porções.
Tempo de preparo: 1h e 30 minutos.

Receita extra: ARROZ À GREGA
Ingredientes: 3 xícaras (chá) arroz integral; 6 xícaras de (chá) de água; Óleo; 1 xícara (chá) uva passa; 3 cebola picada; 1 cenoura picada (cozida); 1/2 xicara de cheiro verde picados
Modo de Preparo: Leve uma panela ao fogo com água, sal, um fio de óleo e espere ferver. Adicione o arroz e mexa bem. Diminua o fogo, deixe a água secar e retire o arroz do fogo. Em uma panela doure a cebola com um fio de óleo e após acrescente o restante dos ingredientes. Despeje a mistura em uma tigela funda e junte o cheiro verde. Adicione o arroz cozido e misture tudo cuidadosamente.
Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 6 porções

Postar um comentário

0 Comentários