Slide

10/recent/ticker-posts

Esgoto é acumulado em poço e depois jogado no Açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe

Em período de escassez muito grande de água pelo qual tem passado a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, muitas pessoas recorrem ao Açude da Manhosa para conseguir água.

Seja para construções ou para matar a sede dos animais a barragem tem sido muito útil para a população e muita gente também costuma usar suas águas para lavar carros. Nos finais de semana o Açude da Manhosa ainda vira balneário para muitas pessoas.

Mas será que as pessoas têm noção do perigo que estas águas podem oferecer?

Já fizemos vários alertas aqui no blog sobre esta questão, mas hoje traremos um fato novo que mostra o quão poluídas podem estar as águas do Açude da Manhosa.

Algumas pessoas entraram em contato com a equipe do blog informando que um pequeno barreiro foi cavado às margens do Açude da Manhosa e serve para acumular esgotos. Quando este barreiro fica cheio de dejetos, um trator vem ao local e abre caminho para que todo o esgoto escorra para o Açude da Manhosa.

Poço acumula esgoto bem às margens do Açude da manhosa. (Foto: Almir Neves).
Marcas de trator mostram o local onde o poço é aberto para que o esgoto escorra para o açude. (Foto: Almir Neves).
  • Quem é o responsável pela manutenção desse poço de esgoto?
  • Que providências a prefeitura municipal pode tomar, já que há grandes riscos de transmissão de doenças?
Imagem mostra várias pessoas, inclusive crianças, tomando banho no açude da Manhosa. (Foto: Almir Neves).
Em contato com o diretor de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, o mesmo informou ao blog que já recebeu denúncias anônimas sobre o caso, que a responsabilidade é do loteamento e que deverá preparar um relatório sobre o caso. "Primeiro, os responsáveis pelo loteamento serão notificados para tomarem providências de forma urgente e na sequência, iremos informar ao órgão responsável a nível estadual, que no caso é a CPRH, para que tomem as providências e possam lavrar uma multa especificamente sobre esse caso, já que está sendo jogado esgoto in natura, de forma direta, sem nenhum tipo de tratamento, no açude da Manhosa. Deu pra comprovar a canalização e que de vez em quando o pessoal libera, então foi caracterizado de fato um empoçamento, uma forma irregular, sem nenhum tipo de tratamento e despejando de forma direta dentro do açude, então isso é um ato de crime ambiental a nível federal e existe lei bem rígida quanto a isso e estaremos tomando as devidas providências", Disse o diretor de Meio Ambiente.

Esperamos que o poder público, de fato, tome providências em relação à falta de preservação do Açude da Manhosa, uma área de grande importância para o município de Santa Cruz do Capibaribe e que a cada dia novas casas são construídas em seu entorno sem que nenhum projeto seja posto em prática visando preservar e melhorar a área em torno da barragem.

Também é necessário que se desenvolva um trabalho por parte da prefeitura do município de forma que as pessoas sejam alertadas sobre os riscos que correm de contrair doenças ao tomarem banho nessas águas.

A entrevista completa com Pablo Ricardo pode ser ouvida a seguir:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. “O homem criava e também destruia"

    É foda saber que nós mesmo somos os únicos culpados!

    ResponderExcluir