Artigo de Paiva Netto
Fui aluno do
Pedro II, o antigo Colégio-Padrão, no Rio de Janeiro. Boas recordações guardo
dos mestres Homero Dornelas
(1901-1990), assessor do genial Heitor
Villa-Lobos (1887-1959); Honório
Silvestre; José Jorge
(1921-2006); Newton Gonçalves de Barros
(1915-1997); Pompílio da Hora; Sá Roriz; Farina; Choeri
(1925-2013); Sebastião Lobo; José Marques Leite; Fernando Segismundo (1915-2014),
ex-presidente da Associação Brasileira de Imprensa, a nossa ABI; e outras notabilidades
nacionais.
Lá estudávamos
as páginas de Esopo (aprox. 620-564 a.C.), Fedro (aprox. 15 a.C.-50 d.C.), La Fontaine (1621-1695)...
Fábulas, todos
sabem, são narrativas em que os animais falam, acertam ou se equivocam, possuem
sabedoria ou empáfia. Enfim, singularizam os homens com as suas qualidades e
defeitos. Esopo, um cativo grego na ilha de Samos, viveu há mais de 2.500 anos
e era campeão em contar essas historinhas, que sempre nos convidam a refletir.
Uma delas é:
O cão e o lobo
“Vinha um cão por uma estrada. De súbito, deu de
frente com um lobo, que lhe disse:
“— Amigo, estás com uma excelente aparência! Forte,
lépido, feliz. Sinto até inveja de ti…
“— É mesmo?! Faze então igual a mim. Consegue um
dono bondoso. E terás alimento nas horas certas e serás bem-cuidado. Meu único
serviço é, se aparecerem assaltantes, latir à noite. Vem, pois, comigo e ele te
dará semelhante tratamento.
“O lobo considerou a proposta muito boa e foi
acompanhando o cão no caminho de casa. Até que, a um dado instante, um fato
despertou a sua curiosidade.
“— Que é isso pendurado em teu pescoço? Estás
machucado?
“— Bem... — respondeu-lhe o cão — é por causa da
coleira.
“— Quê?! — espantou-se o lobo…
“— De dia, meu senhor me prende com ela. Não quer
que eu apavore as pessoas que o visitam.
“Ouvindo isso, o lobo não quis mais conversa e
abandonou o cão no meio do trajeto, todavia não sem antes lhe dizer: — Amigo,
esquece tudo, porque não te seguirei mais. Acho melhor viver liberto do que na
tua aparente abastança”.
Moral da história e lição de Jesus
Não há ouro
suficiente que valha a liberdade, que, para ser correta, invoca
responsabilidade. E, assim, o velho filósofo da Hélade, que era mentalmente
livre, embora padecesse a ignomínia da escravidão, legou-nos, entre outros, esse
grande preceito. Contam que o senhor de Esopo, espantado com tamanho saber, lhe
deu carta de alforria.
O ensinamento
de Jesus é superior ao do fabulista. Encontra-se no Evangelho, segundo João, 8:32: “Conhecereis a Verdade [de Deus], e a Verdade [de Deus] vos libertará”.
Eis a diferença — a verdade dos homens, em geral, costuma deixá-los malogrados,
porque às vezes é apenas razão, que pode variar conforme os mais diversos
fatores, incluídos os de longitude e latitude, apesar da globalização infrene.
A Verdade de Deus eleva-nos ao esclarecimento maior. É razão embasada na
Justiça e firmemente no Amor, por conseguinte distante de fanatismos ou de
certas espécies de convicções radicais.
A Verdade de Deus, até nas dúvidas mais recônditas, premia os seres humanos,
quando justos, pacientes e pertinazes, com a Emancipação Espiritual. Ela jamais
os surpreenderá, adiante, com as mais tristes frustrações. Isso ocorreu a
célebres pensadores que viram suas certezas abaladas, ou mesmo derruídas, com o
estremecimento de ideologias brilhantes, porém pouco eficazes. Entretanto, como
esclareceu Lavoisier (1743-1794): “Na Natureza nada se perde, nada se cria,
tudo se transforma”. Ninguém é culpado, sendo crente ou ateu, por realmente
querer o melhor para o povo.
José de Paiva Netto ― Jornalista,
radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com
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