Slide

10/recent/ticker-posts

VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DE UM VEREADOR?

Em ano de eleição municipal, o que não falta é político sorridente prometendo tudo quanto é melhoria. Para se eleger vale tudo: cesta básica, jumento, calçamento, material de construção, atendimento médico priorizado e muita, mas muita promessa. É promessa que não se acaba mais. E nessa busca desenfreada pelo voto é que a maioria dos candidatos se perde ao prometerem coisas que muitas vezes são impraticáveis, seja pela complexidade do assunto ou até mesmo pelas limitações das atribuições legais ao cargo.

É justamente por esse motivo que o eleitor deve se munir de uma ferramenta indispensável para identificar falácias, mentiras e demais baboseiras que escutamos em palanques eleitoreiros, totalmente fora da realidade. A ferramenta chama-se INFORMAÇÃO.

Afinal, o que faz ou o que deveria fazer um vereador?

Na condição de agente político, ele faz parte do poder legislativo, ou seja, cabe a ele a elaboração das leis do município, analisando as demandas sociais e interesses da coletividade, elaborando os projetos de lei no qual devem ser encaminhados para votação em assembleia na câmara municipal. Dessa forma, eles são os responsáveis pela criação, debate e votação de leis para o município, propondo melhorias para a sociedade, sejam na forma de benfeitorias estruturais, obras e bem estar da população em geral. Também é função do vereador, a fiscalização das ações tomadas pelo prefeito, cabendo-lhe a responsabilidade de acompanhar a administração municipal em relação ao cumprimento das leis e garantir que o dinheiro público esteja sendo aplicado de forma correta.

No que se diz respeito às votações em sessões, os vereadores organizam-se entre partidos, denominados de base ou situação e oposição.

Não necessariamente o vereador que se posicione como base, deva pertencer à mesma legenda partidária do prefeito, como também não é obrigado a aprovar toda e qualquer ação do prefeito. Isso se dá ao simples fato de que ele esteja de acordo com o modelo de gestão atual.

Do mesmo modo, um vereador de oposição não necessariamente precise ser contrário a todos os projetos apresentados pela base ou pelo próprio prefeito.

O correto e desejado de um vereador, é que ele sempre se posicione aos interesses favoráveis aos desejos da coletividade do município. Infelizmente alguns confundem com a coletividade partidária e muitas vezes aprovam leis que beneficiam mais aos membros de seu grupo do que a própria população que o elegeu.

Muitas vezes confundem as assembleias com disputas eleitorais, fazendo um verdadeiro escarcéu ao votarem leis que favoreçam aliados e prejudiquem os adversários, deixando a população em segundo plano.

Generalizações são sempre equivocadas e injustas, então, partirei da premissa de que em nosso município existem muitos candidatos sérios e comprometidos com as necessidades reais da população, no entanto, o histórico politico brasileiro confirma a existência de políticos oportunistas e de caráter duvidoso, onde para se ganhar uma eleição na qual os interesses são apenas pessoais, prometem até fazer chover.

Cabe a nós, cidadãos eleitores, a sabedoria de escolher com cautela os próximos candidatos, observando suas ideias e propostas, analisando sempre se o que é prometido é possível de ser realizado ou se cabe a ele o poder de tal tarefa.

Não venda nunca seu voto. O candidato que oferece vantagens em troca de seu voto já está dizendo quem é.

Analise sempre o tempo em que o candidato já faz parte da câmara e a quantidade e qualidade dos projetos por ele apresentados. Acredito fazer bem à democracia a alternância constante de poder, assim, além de não se formarem políticos de carreira, novas ideias poderão ser apresentadas ao município com maior frequência.

Difícil mesmo é pedir para votar consciente, quando as opções que temos são limitadas, mas só para completar a informação, o salário de um vereador de Santa Cruz do Capibaribe é de cerca de R$ 8.000,00 (Oito Mil Reais), mais o 13º e as verbas para assessor.

Analise seu bairro e sua cidade nos últimos 4 anos e veja o que foi ou não melhorado.

Será que o trabalho do seu candidato está valendo esse salário?
Vale a pena mesmo escolher qualquer um?

Admilson Gomes
Empresário do setor de confecções.

Postar um comentário

0 Comentários