Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba mais sobre Clareamento dental

Hoje, apresentamos as dúvidas mais comuns sobre clareamento dental, um procedimento odontológico que visa melhorar a aparência dos dentes, proporcionando um sorriso mais branco e mais bonito. 

O Clareamento Dental pode ser realizado por qualquer pessoa?

Sim, o clareamento dental pode ser realizado para clarear dentes hígidos (perfeitos), sem nenhuma restauração em resina composta e também em dentes com pequenas restaurações estéticas em resina composta. Porém os géis clareadores não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas. As únicas contra-indicações para o clareamento são para menores de dezesseis anos, gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal.

Posso fazer o clareamento sem consultar o dentista?

Não é recomendado. É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará a monitoração do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar efeitos secundários indesejados, como a sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente. 

Quais são as técnicas disponíveis para clarear os dentes?

1. Em consultório: mínimo de duas a três sessões de 60 minutos cada (para manchas genéticas), com géis clareadores à base de peróxido de hidrogênio a 35%, ativados ou não por Laser ou Led. 

2. Em casa através do uso de uma moldeira pré fabricada na qual o cliente coloca um gel clareador à base de peróxido de carbamida (nas concentrações de 10, 15 ou 20%), por um período mínimo de 14 dias ou noites, dependendo do grau de manchamento dos dentes. 

3. Associação das duas técnicas acima citadas, com uma sessão em consultório + 7 a 10 dias usando moldeira + gel à base de peróxido de carbamida. Das 3 técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados pois envolve o acompanhamento do profissional e os recursos necessários para bons resultados. 

Ocorre algum dano às gengivas com o uso de gel de clareamento?

Na maioria das vezes não. Alguns pacientes podem apresentar uma ligeira sensibilidade na gengiva quando se utiliza o gel numa maior concentração, como por exemplo 20%. Caso isto ocorra, basta suspender a aplicação por uma noite. Sempre que ocorrer algum tipo de sensibilidade, entre em contato com seu dentista. 

O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes?

Essa ideia na realidade é um mito. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que não ocorre enfraquecimento do esmalte e da dentina. A técnica de clareamento com moldeira + gel está consagrada desde os anos 80 e não provoca nenhum tipo de enfraquecimento dos dentes. 

Os géis clareadores danificam e/ou modificam a cor das restaurações de resina e coroas de porcelana?

Não. Os produtos clareadores não alteram a cor dos materiais restauradores, apenas dos dentes. Sendo assim, após o clareamento torna-se necessário substituir as restaurações em resina e/ou porcelana.

A partir de que idade pode ser feito o clareamento?

A partir dos 16 anos é aceitável, sem limite de idade. 

Quais recomendações devemos seguir durante o tratamento de clareamento dental?

1. Não fumar; 
2. Não tomar café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros, refrigerantes à base de cola (Coca/ Pepsi); 
3. Não bochechar com soluções coloridas à base de álcool e clorexidina; 
4. Não ingerir alimentos com pigmentos fortes como o açaí, molho de tomate, a beterraba, etc. 
5. Informar o dentista caso haja sensibilidade dental ou gengival; 

Quais os efeitos colaterais do clareamento dental? Ocorre muita sensibilidade com frio?

Após o quarto ou quinto dia de uso da moldeira + gel, pode ocorrer uma sensibilização dos dentes com frio, porém este incômodo passa com o tempo, não havendo a necessidade de tomar nenhum analgésico. São raros os casos de dor. 

A técnica de clareamento em consultório, com laser ou qualquer outro tipo de fonte luminosa (LED, halógena, arco de plasma), pode gerar maior sensibilidade, pois utilizam-se géis em concentrações maiores, de 25 a 38%. 

Um aspecto importante a ser considerado diz respeito à qualidade dos géis para clareamento utilizados, pois há géis no mercado que clareiam pouco e produzem muita sensibilidade devido à sua alta acidez (pH baixo), podendo em alguns casos levar os dentes ao tratamento de canal. Portanto cuidado ao escolher seu dentista e pergunte a ele se utiliza géis de boa procedência, de fabricantes consagrados no mercado. 

Quanto tempo dura um clareamento dos dentes? Os dentes escurecem depois de um tempo?

A durabilidade do clareamento dental depende em sua maior parte dos hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. Nos pacientes fumantes, que tomam muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, vinho tinto, açaí, o clareamento dental dura pouco, tendo que ser repetido uma vez por ano para se manter. Os pacientes que não têm esses hábitos podem repetir o tratamento a cada dois ou três anos. É importante salientar que, quando os dentes clareados escurecem, nunca mais voltam à cor original. De qualquer forma, o clareamento dental tem a finalidade de trazer a beleza ao sorriso e é um procedimento muito comum da estética dental, recomendado a todos.

George Ribeiro é Cirurgião Dentista e atende em seu consultório, na Clínica Viviane Valença, na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE.

Postar um comentário

0 Comentários