Slide

10/recent/ticker-posts

Saúde Bucal: Terceiro molar incluso (dente do siso)‏

Os dentes do siso são os quartos molares e últimos dentes de cada lado da arcada. São os últimos dentes a nascer, normalmente entre os 16 e 20 anos de idade, e por esse motivo são popularmente conhecidos como “dentes do juízo”.

Com o aparecimento dos dentes do siso, vêm com eles muitos problemas: geralmente, nessa idade, todos os outros dentes já estão acomodados na boca e, assim, não há espaço suficiente para eles. Eles podem ficar presos no interior da gengiva, entre outros dentes ou no osso, podendo causar inchaço, dor e inflamações. Também é possível que eles erupcionem e empurrem os outros dentes, deslocando-os e causando outros problemas. Os dentes do siso que aparecem apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. 

Os dentes do siso tinham como função manter uma mastigação. Eles eram mais necessários porque os dentes permanentes que nasciam a partir dos 6 anos eram perdidos muito cedo pela ação de placas bacterianas e cáries. Hoje em dia, sua função original foi perdida, pois a perda precoce dos dentes é rara devido ao avanço da odontologia. 

Pelos problemas que os sisos podem causar, a cirurgia para sua retirada é necessária para a maioria das pessoas. A cirurgia é muito simples, sendo realizada com anestesia local e podendo durar entre 30 minutos e uma hora. Em casos mais complexos, pode ser necessário que o paciente seja levado ao hospital para fazer o procedimento. 

Porém, nem todo mundo precisa retirar os sisos. Apesar de raro, algumas pessoas nascem com os sisos alinhados e sua retirada não é necessária. Porém, é necessário visitar um dentista para saber as condições dos seus sisos e a melhor opção para evitar problemas como o siso permanecer dentro da gengiva e infeccionar, causando complicações sérias.

George Ribeiro é Cirurgião Dentista e atende em seu consultório, na Clínica Viviane Valença, na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE.

Postar um comentário

0 Comentários