Slide

10/recent/ticker-posts

Veja hábitos que prejudicam a saúde ocular e saiba como evitar doenças

Alguns cuidados rotineiros e simples podem evitar infecções e problemas oculares em longo prazo.

Embora a visão seja um sentido primordial para as atividades do dia a dia, no Brasil, não é comum o hábito de cuidar da saúde ocular. Uma pesquisa realizada pelo Ibope no país, com aproximadamente duas mil pessoas, mostra que um terço da população acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista. Preservar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, higiene adequada e exames preventivos fazem bem à saúde dos olhos. Por isso, especialistas do Hospital de Olhos de Pernambuco ressaltaram alguns hábitos comuns no dia a dia e que podem prejudicar a visão e separaram dicas para prevenir doenças oculares.

Leitura

Ler em ambientes escuros força a concentração e “cansa” o sistema de foco dos olhos, gerando ardência, lacrimejamento, dor de cabeça, oscilação da visão e olhos vermelhos. Ler em movimento altera a orientação espacial do labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio. Quem lê no trânsito pode sentir tontura e enjoo.

Lentes de contato

Não durma com as lentes de contato. Elas aumentam as chances de acúmulo de bactérias, que podem proliferar mais durante a noite. É preciso retirá-las para limpeza e descanso da córnea. O material deve ser higienizado com produto adequado e com indicação de um oftalmologista. Elas também devem ser retiradas quando o usuário for tomar banho. Impurezas e bactérias da água podem contaminar as lentes e ficar armazenadas nos olhos, o que pode provocar irritações e inflamações. De acordo com a oftalmologista Maria Conceição Sales, para quem usa maquiagem, as lentes precisam ser colocadas depois da aplicação dos cosméticos e retiradas antes da remoção. Outra dica importante é não reutilizar a solução do estojo onde as lentes ficam guardadas, pois o líquido é contaminado ao toque e pode causar infecções no olho.

Colírios

Alguns produtos têm substâncias que produzem efeitos colaterais, como o aumento da pressão e diminuição da proteção bacteriana dos olhos, facilitando o desenvolvimento de conjuntivites. É preciso prescrição médica para utilizar colírios.

Óculos

No verão, é preciso proteger bem os olhos com o uso de óculos escuros. Mas é necessário cuidado, pois alguns óculos vendidos em farmácias, camelôs ou lojas não especializadas não oferecem a proteção adequada. Segundo o oftalmologista Felipe Patriota, até mesmo a exposição refletida da areia, água ou piso pode lesar a superfície externa dos olhos. Os raios também estão presentes em lâmpadas fluorescentes, televisores a LED, celulares e tablets. Desta forma, a exposição prolongada a esses dispositivos também podem causar lesões em longo prazo. As lentes devem absorver entre 99% e 100%. É importante que isso ocorra porque se os óculos não possuírem o filtro, eles trazem ainda mais prejuízos do que caso não sejam usados, pois a lente escura “engana’ as pupilas e elas se abrem, absorvendo ainda mais luz já que não há a proteção efetiva. Quem usa óculos de grau deve procurar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano ou de acordo com a recomendação do oftalmologista. Usar lentes que não corrijam o grau de dificuldade de visão corretamente piora a visão em longo prazo.

Maquiagem

Maquiagem para os olhos merecem uma atenção especial. Elas podem se acumular na extremidade das pálpebras, obstruindo os orifícios de liberação das lágrimas. Isso provoca o ressecamento dos olhos e facilita a formação do terçol. De acordo com o médico oftalmologista Rubem Lima, os utensílios, como pincéis, devem ser de uso individual. Isso porque doenças podem ser transmitidas, como uma conjuntivite, por exemplo. Ele diz ainda que é recomendado que se tire a maquiagem com demaquilantes específicos para a região dos olhos e, no caso de não ter o produto, pode-se utilizar shampoo neutro diluído em água. Ele lembra que o contato indevido da maquiagem com o globo ocular pode ocasionar o ressecamento, uma disfunção do filme lacrimal.

Higiene

Mexer nos olhos sem lavar as mãos: passar a mão nas regiões dos olhos em situações corriqueiras, logo após manusear dinheiro ou tocar em corrimãos provoca um aumento da flora bacteriana presente nos olhos e pode inflamar

Cansaço

Assim como o restante do corpo, os olhos, se submetidos a grandes esforços, podem se cansar. Ficar por muito tempo em frente ao computador, forçar a vista para enxergar no escuro ou em movimento pode levar à fadiga ocular. Nenhum estudo científico conseguiu comprovar que assistir à TV próximo da tela prejudica a saúde dos olhos, mas ficar por muito tempo exposto à iluminação do eletrodoméstico provoca cansaço na vista. Fechar e abrir levemente os olhos por algum tempo e depois olhar para longe, pelo menos seis metros à frente, vai cooperar com o relaxamento do órgão. Isso porque quando os olhos não focam em nada por algum tempo, tendem a relaxar.

Postar um comentário

0 Comentários