Blog Merece Destaque Blog Merece Destaque Author
Title: Lentes de contato: os cuidados necessários antes, durante e após o uso
Author: Blog Merece Destaque
Rating 5 of 5 Des:
As lentes podem ser uma solução viável para quem quer abrir mão dos óculos, mas é preciso seguir à risca as indicações do oftalmologista. ...
As lentes podem ser uma solução viável para quem quer abrir mão dos óculos, mas é preciso seguir à risca as indicações do oftalmologista.

Quem depende dos óculos no dia a dia sabe como é difícil utilizar a armação em algumas situações, como ao assistir um filme 3D, que exige a utilização de lentes especiais e acaba sendo um problema para quem sofre de algum problema de visão. Em outras ocasiões, utilizar armações pode ser até arriscado, como no caso das práticas esportivas. Nesses casos, o mais indicado é a utilização das lentes de contatos. Mas é preciso ficar atento aos cuidados necessários para manter as peças e não prejudicar a saúde dos olhos.

Já no exame oftalmológico, o médico deve ser o responsável por indicar a lente adequada para cada tipo de olho. De acordo com a oftalmologista Dra Maria Conceição Sales, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), também se deve respeitar a indicação dos produtos de limpeza e as soluções lubrificantes indicadas pelo oftalmologista. Ela explica ainda que, para quem usa maquiagem, as lentes precisam ser colocadas depois da aplicação dos cosméticos e retiradas antes da remoção. “Outra dica importante é não reutilizar a solução do estojo onde as lentes ficam guardadas, pois o líquido é contaminado ao toque e pode causar infecções no olho”, explica.

Além disso, é necessária a revisão periódica a cada seis meses para que o médico acompanhe o estado do olho com o uso da lente, tempo em que também deve ser trocado do estojo. “Não durma com as lentes de contato. Elas aumentam as chances de acúmulo de bactérias, que podem proliferar mais durante a noite. É preciso retirá-las para limpeza e descanso da córnea”, continua Dra. Maria Conceição Sales. As lentes também devem ser retiradas quando o usuário for tomar banho. Impurezas e bactérias da água podem contaminar as lentes e ficar armazenadas nos olhos, o que pode provocar irritações e inflamações.

Para quem usa lentes de contatos apenas como acessório, como é o caso das coloridas, os cuidados são os mesmos. A consulta prévia com um oftalmologista é necessária para que o médico descarte fatores que deixem de indicar o uso como infecção do segmento anterior dos olhos, olho seco severo, pacientes imunodeprimidos, diminuição da sensibilidade da córnea e uso de medicação sistêmica que pode levar à alteração do filme lacrimal. “Somam-se a estes problemas na higiene pessoal e incapacidade para entender as orientações médicas do manuseio das lentes. Nestes casos, portanto, não há contraindicações, desde que o paciente siga à risca as orientações do manuseio”, explica.

Alergias, entretanto, podem acontecer após certo tempo de uso. Neste caso, a reação pode ser à própria lente ou ao seu produto de limpeza. Quando diagnosticada a alergia, o importante é verificar a qual dos dois fatores ela se refere e trocar o agente causador. Da mesma forma, lentes de contato com desenhos inusitados não oferecem riscos se forem usadas em uma ocasião especial, com em uma festa. Seu uso indiscriminado e constante, entretanto, também pode gerar consequências à saúde dos olhos como conjuntivites, alergias, infecções e até lesões na córnea.

Anuncie Aqui

Postar um comentário

Ao enviar um comentário, aguarde até que nossa equipe o analise e o publique. Isso é necessário para evitarmos que comentários impróprios sejam mostrados. Comentários com agressões, palavrões ou qualquer tipo de ofensas não são aceitos.

 
Topo