Slide

10/recent/ticker-posts

UPA 24 horas de Santa Cruz do Capibaribe começará a funcionar na próxima segunda-feira (15)


Inaugurada no dia 1º de julho, finalmente, 45 dias após a inauguração, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) começará a funcionar nesta segunda-feira (15) em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com o secretário de saúde Breno Feitoza, na próxima segunda a UPA começará a atender casos de urgência em pacientes adultos.
"Tudo que é atendido hoje no hospital municipal, vai ser na UPA. No que se refere a atendimento de obstetrícia e de pediatria que é no [hospital] materno [infantil], nos próximos dias continuará o atendimento no materno. E por que não vamos remanejar todos os atendimentos no mesmo momento? Porque precisamos esvaziar o hospital municipal para fazer pequenas adequações estruturais, para montarmos a sala de parto e todo o bloco de obstetrícia, como também os internamentos de pediatria. Essa obra, essas pequenas adequações, vão passar, pelo menos, duas semanas, então a gente desocupa a partir de segunda-feira, vai fazer o atendimento de urgência adulto na UPA e começamos também, simultaneamente, as adequações. Daqui para o final do mês, a urgência pediátrica do materno vai para a UPA e a urgência obstétrica desce para o hospital municipal, como também o internamento de pediatria. Com isso nós esvaziamos o prédio do materno infantil, fazemos a devolução dessa parte do prédio, ficando apenas a policlínica Walter Aragão. é importante enfatizar que os dois raios-x já começam a funcionar a partir de segunda-feira, com uma diferença, o raio-x da UPA atendendo as demandas 24 horas, de domingo a domingo e o raio-x da policlínica Walter Aragão, apenas atendimento ambulatorial de segunda a sexta. Inicialmente de 7h a 1h, mas iremos colocar até as 17 horas para que ele fique atendendo apenas os raio-x que são pré-agendados e autorizados e o da UPA, 24 horas para as urgências". Explicou o secretário Breno.
A UPA 24 horas de Santa Cruz é do Tipo II que, de acordo com os padrões do Ministério da Saúde, tem o mínimo de 11 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia e é implantada em municípios com população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

A UPA de Santa Cruz funcionará às margens da PE-160, em frente ao Moda Center Santa Cruz.

Um fato que tem gerado discussões pela cidade é quanto ao acesso até a UPA 24 horas, já que em dias de grandes feiras no Moda Center Santa Cruz, há engarrafamentos na PE-160, dificultando o acesso em casos de socorro de urgência a pacientes.

Do Blog Merece Destaque
Foto: Jairo Gomes

Postar um comentário

0 Comentários