Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Dor Abdominal

Pediatra Viviane Valença.
A dor é um mecanismo de defesa do organismo, um sinal não - verbal que atua como um sistema de alarme do corpo para o cérebro, com a função de alertar que algum problema (de natureza física ou emocional ) está ocorrendo com o corpo. Por apresentar um constituinte emocional, é uma experiência subjetiva, ou seja, individual, cada indivíduo tem um limiar diferente.

A dor pode ser classificada como aguda ou crônica.

A dor aguda é de curto prazo, frequentemente de início rápido, do tipo penetrante ou cortante, precisa, localizada em uma área específica antes de se difundir e alerta para um possível dano tecidual presente ou uma doença orgânica. A dor abdominal aguda pode ser acompanhada de outros sintomas e sinais, como febre, vômitos, diarreia, sangue nas fezes, massa palpável ou distensão abdominal, caracterizando maior probabilidade de doença orgânica.

A dor crônica é aquela que tem mais de 2 meses de duração . Em geral, é constante ou intermitente, de características indefinidas, difusa e não localizada. Indica, na maioria das vezes, uma alteração benigna, de natureza funcional, ou seja, sem evidência de alteração anatômica , metabólica , infecciosa, inflamatória ou neoplásica.

Na prática clínica, a maioria das crianças (70 a 90%) não têm causa orgânica , e sim dor abdominal funcional.

Para um diagnóstico correto, e, consequentemente, um tratamento adequado, leve a criança ao PEDIATRA, que é o profissional habilitado para diagnosticar e tratar as doenças da infância.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários