Slide

10/recent/ticker-posts

Clareamento Dental com Luz Violeta (Método moderno e livre de sensibilidade)

O clareamento dental feito apenas com a aplicação de luz violeta se mostrou tão eficaz quanto os métodos já conhecidos. A eficácia foi comprovada através de um estudo desenvolvido por Vitor Hugo Panhóca, pesquisador e pós-doutorando do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Ao contrário da luz ultravioleta, por exemplo, a violeta é uma luz visível e não ionizante. Isso significa que ela pode ser vista, da mesma forma que se enxerga uma luz de lâmpada incandescente ou fluorescente.

Hoje, o clareamento dental pode ser feito de várias maneiras e, apesar de muitas pessoas o fazerem com métodos caseiros, muitos pacientes optam por realizá-lo em consultórios odontológicos, nos quais a técnica é baseada na aplicação de um LED azul, em conjunto com gel de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Quando é aplicada nos dentes, a luz excita o gel, que libera substâncias responsáveis por quebrar os pigmentos que mantêm os dentes com aquele aspecto amarelado. “É mais seguro fazer o clareamento em consultório odontológico, porque nele se impede o contato do gel com os tecidos moles, como gengiva e bochecha. A interação do peróxido com esse tipo de tecido pode causar danos irreversíveis”, explica Vitor Hugo, complementando que, atualmente, para concluir o processo de clareamento nos consultórios, os pacientes passam por até três sessões, com duração de aproximadamente sessenta minutos cada.

Com o tratamento com luz violeta, dispensa-se o uso do gel. Além da eliminação do risco de contato com a substância, os pacientes livraram-se também da hipersensibilidade que geralmente ocorre como efeito colateral do branqueamento.

“Observamos que a luz violeta tem energia suficiente para quebrar os pigmentos do dente, da mesma maneira que os géis fazem. A diferença é que, enquanto os géis de peróxido agem de modo mais químico, a luz atua de maneira mais física,”explica o pesquisador.

“É importante ressaltar que o clareamento dental não depende apenas da técnica utilizada, mas, também, do tipo de mancha que o paciente tem. Os pigmentos de manchas orgânicas, causadas por corantes, como o de café, são os mais fáceis de se quebrar”, ressalta Vitor Hugo, acrescentando que as manchas inorgânicas, que podem ser provocadas por contaminação de sangue em caso de trauma dental, são mais difíceis de remover.

Venha conhecer esse método inovador de clareamento na Clínica Viviane Valença, sob a responsabilidade técnica do Dr. George Ribeiro.



George Ribeiro é Cirurgião Dentista e atende em seu consultório, na Clínica Viviane Valença, na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.


Postar um comentário

0 Comentários