Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da pediatra sobre Regurgitação Infantil e Doença do Refluxo Gastroesofágico

Pediatra Viviane Valença.
Refluxo Gastroesofágico é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago. Ele ocorre de maneira fisiológica (não patológica ), após a alimentação, em crianças e adultos sadios, principalmente no primeiro ano de vida. Nessa idade, o refluxo é mais frequente devido à imaturidade do sistema digestivo ao nascimento, além da alimentação predominantemente líquida ofertada.

Quando o refluxo desencadeia complicações e sintomas do sistema digestivo e extradigestivo ocorre a chamada Doença do Refluxo Gastroesofágico ou refluxo gastroesofágico patológico.

REGURGITAÇÃO é o fenômeno de exteriorização do refluxo COM PRESENÇA DO MATERIAL REFLUÍDO NA BOCA. As regurgitações, e até mesmo vômitos, podem acontecer em lactentes sem repercutir sobre sua saúde, principalmente nos primeiros meses de vida. Na maioria das vezes, são episódios de curta duração e não estão associados a dano à mucosa gástrica ou sintomatologia, sem repercutir sobre o bem estar e o crescimento da criança. Nesses casos não são necessários exames complementares. Nessas crianças, o acompanhamento periódico e a curva de peso devem ser feitos de maneira mais frequente e detalhada.

Sinais de alerta para Refluxo Gastroesofágico PATOLÓGICO :

- Retardo no ganho de peso e na estatura.
- Vômitos esverdeados ou sanguinolentos.
- Ficar "arroxeado" ou parar de respirar. 
- Anomalias congênitas de orofaringe e tórax. 
- Antecedentes de prematuridade ou de falta de oxigenação (hipoxia) neonatal .
- Sinais de dermatite atópica, bronco-espasmo ou de outros distúrbios alérgicos.
- Vômitos e regurgitação durante o sono. 
-Recusa alimentar ou irritabilidade durante a dieta. 
-Doença do Refluxo nos pais.

Percebendo qualquer desses sinais, procure seu pediatra imediatamente para diagnóstico e tratamento adequados.
Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários