Slide

10/recent/ticker-posts

Jacaré é encontrado próximo ao açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe


Um indivíduo jovem da espécie Jacaré de Papo Amarelo (Caiman latirostris), foi encontrado na manhã desta terça-feira (08), nas proximidades do Açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe.

O animal foi capturado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e de acordo com o diretor de Meio ambiente, Pablo Ricardo, o jacaré será reintroduzido na natureza de forma imediata, em local que ofereça condições adequadas de sobrevivência.

Características do animal: Sua cor é esverdeada, quase pardo, com o ventre amarelado, o focinho largo e achatado e pode medir até 3 metros de comprimento. Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos. Seu período de reprodução é entre janeiro e março, época das grandes enchentes dos rios e põe entre 30 e 60 ovos por ninhada. Pode viver até 50 anos.

Os jacarés são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos. Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.

Foto enviada por Arnaldo Vitorino

Postar um comentário

0 Comentários