Slide

10/recent/ticker-posts

JOIAS DA NOSSA FAUNA - BIRDWATCHING

O birdwatching é um hobby antigo, que começou na Inglaterra do século XVIII. É um passatempo famoso no mundo inteiro, com milhões de adeptos, principalmente nos Estados Unidos, onde 20% da população acima de 15 anos (46,7 milhões) são birdwatchers.
Comedouro
No Brasil, em vez de apenas olhar com o binóculo, as pessoas gostam de fotografar as aves, e o hobby tem crescido graças à popularização das câmeras digitais, redes sociais, e sites como o Wikiaves. 
Qualquer pessoa, sem restrições, podem participar dessa prática. As aves estão em todos os lugares, e todas as espécies, inclusive as comuns como pardal, sabiá, tico-tico, quero-quero, têm comportamentos fascinantes e fotogênicos. Você pode passarinhar no quintal da sua casa, no parque da cidade, ou fazer alguma viagem para um lugar distante só para ver aves.
A agradável estrada de acesso

Crianças de 7 anos, com a ajuda de adultos, já conseguem se divertir. Pessoas com limitações de locomoção também podem, é só seguir em um ritmo mais tranquilo. Mesmo pessoas com deficiência visual podem apreciar as aves por meio dos sons.
É uma atividade altamente viciante! Há 10 mil espécies de aves no mundo, mais de 1.900 só no Brasil. As aves são muito bonitas, fotogênicas, é possível observá-las em comedouros e bebedouros e, com um pouco de prática, também nas matas e nos campos. É comum vê-las se alimentando, saltando, comendo, brigando, namorando, alimentando filhotes.
Árvores altas, típicas de Mata Atlântica
Só de olhar, já é uma grande terapia de relaxamento, alternada com a adrenalina de encontrar uma espécie que você queria muito ver, ou quando elas pousam perto ou permitem que você se aproxime. Mas, além de olhar, os brasileiros gostam de fotografar. Com essas novas câmeras digitais, é cada vez mais fácil você ser o autor de lindas fotos.
Passarinhar também é a desculpa perfeita para passear mais, viajar mais, adquirir e praticar novos conhecimentos (seja em ornitologia, em câmeras, gravadores, edição de imagens, blogs), e conhecer outras pessoas do bem que se importam com preservação ambiental e são apaixonadas pelas aves.
No Brasil existem diversos locais especializados para essa prática, com toda a estrutura de pousada e restaurante montados para receber visitantes de todas as localidades do mundo. Guias com esperiência em ornintologia estão à disposição para apresentarem os segredos e as espécies características de cada localidade.
João dando lígua para o desmatamento
No início desse mês, eu, meu filho Ricardo e os colegas Almir e Éder Neves, viajamos até a cidade de Tapiraí, no interior de São Paulo, para conhecermos as belezas daquela região. Ficamos impressionados com a estrutura, cuidado, limpeza e conservação das rodovias que ligam à capital ao interior. 
Nos hospedamos na Trilha dos Tucanos, onde fomos muito bem recepcionados pelo Marcos, pela Patrícia e pela Cristina, sempre muito atenciosos e preparando pratos deliciosos para todos. nosso guia foi o Demis Bucci, muito bacana e experiênte (recomendo para todos).
Avistei mais de 100 espécies dentre as quais, 52 registros que chamamos de lifers (avistados pela primeira vez), que irei apresentando aqui nas próximas postagens. Muitas dessas haviam em nossa região, mas foram pratcamente extintas pela ação de caçadores.
Ricardo alimentando um bando de periquito-rico
O que nos chamou a atenção foi a bela preservação da floresta da Mata Atlântica. Não se vê uma criação de gado, uma roça de qualquer cultivo, um papel de bala sequer jogado no chão. Em troca de todo esse cuidado, a natureza devolve água mineral em abundância (a água da torneira era muito mais saborosa do que a engarrafada industrialmente), e belezas sem limite. Algumas espécies são tão mansas que vem comer na nossa mão.
Além de pássaros, observamos algumas espécies de cobras, pegadas de Anta, Saguis, Esquilos, Veados, e uma simpática Irara apelidada de João, que vem buscar bananas na varanda da casa.
Aqui em nossa região, só eu já cataloguei mais de 180 espécies de aves e sei que ainda tem muitas a serem descobertas. Uma outra equipe da região está se especializando na observação de mamíferos, onde já conseguiram registros lindos e importantes nas matas que cercam nossa cidade. Infelizmente a cultura local de venda de madeira e criação de gado promovem o desmatameto e a degradação da nossa fauna e flora.
Água em abundância
Uma das diversas trilhas da propriedade
Queria com essa matéria, chamar a atenção dos proprietários de sítios da região, que a pratica de observar a natureza pode ser até mais lucrativa do que a extração de madeira ou a pecuária. Hoje chegamos a um nível que iremos precisar de um certo tempo para reflorestamento e repovoamento das espécies nas áreas degradadas. Árvores atraem mais chuvas e consequentemente promovem o ressurgimento das nascentes de água, dando continuidade a todo um ciclo alterado pela ação do homem. A maioria dos pássaros são responsáveis pelo reflorestamento, pois espalham as sementes dos frutos que comem. Quanto menor for o número de espécies e indivíduos, menos as chances de reflorestamento.
No Nordeste podemos abservar alguns locais muito preservados, com árvores altas e muita água brotando do chão, a exemplo de Bonito e Lagoa dos Gatos, com grandes áreas particulares preservadas.
Taquaritinga do Norte até pouco tempo atrás era tida como nosso oásis, mas infelizmente a especulação imobiliária está promovendo uma verdadeira destruição da serra, que hoje sofre grave crise hídrica.
As pessoas que adquirem lotes na região, para fazerem casas para finais de semana ou até residência fixa, estão desmatando tudo, onde poderiam fazer as construções de modo mais ecológico. Logo, o tão almejado clima de serra, não será mais sentido e dará lugar ao calor insuportável por falta de árvores.

Água mineral deliciosa
Ainda tem salvação. Basta querermos. Coloque um comedouro e bebedouro em sua propriedade. Com paciência, as aves voltarão e você terá o mais belo quintal do mundo.









A sede principal





Sem ameaça, os pássaros são mansos


Tico-tico: territorialista

Lindas flores na região




Coral verdadeira



As acomodações dos visitantes

Postar um comentário

0 Comentários