Slide

10/recent/ticker-posts

Maior Superlua em quase 70 anos: Fenômeno acontecerá no dia 14 de novembro

Superlua ocorrerá em 14 de novembro (Foto: Almir Neves / Blog Merece Destaque).
Para quem gosta de astronomia, a noite de 14 de novembro de 2016 reserva um espetáculo magnífico no céu: teremos a maior Super Lua de 2016. O satélite natural da Terra vai se encontrar no perigeu de sua órbita elíptica, ou seja, estará em sua menor distância em relação à Terra. O fenômeno oposto a esse, ou seja, quando a Lua está o mais distante possível de nosso planeta, é chamado de apogeu.

A Super Lua gigante não é algo raro de se ver, mas também não costuma acontecer rotineiramente. A última vez em que esse fenômeno foi visto foi em 1948. E o próximo só ocorrerá em 2034.
Foto: YouTube/ScienceAtNASA/Reprodução.
Segundo informações da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), quem estiver assistindo à Super Lua no dia 14 de novembro poderá perceber que nosso satélite natural parece estar 14% maior e com 30% a mais de brilho. Além disso, a Nasa revela que o melhor momento para se ver a totalidade da Lua gigante é quando ela está na altura da linha do horizonte.

Vale dizer que esta é segunda Super Lua de 2016 – a primeira ocorreu no dia 16 de outubro –, e o ano ainda reserva mais um espetáculo noturno, no dia 14 de dezembro.

Mas do que se trata o fenômeno? De acordo com a astrônoma britânica Heather Couper, as superluas são resultado de uma "casualidade".
"A Lua gira ao redor de uma órbita elíptica, e se a Lua Cheia coincide com o ponto do trajeto onde está mais próximo da Terra, ela pode parecer absolutamente enorme", afirma.
Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma Lua Cheia tão especial - mesmo que curiosamente tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses - a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro.

É possível se preparar para aproveitar melhor o fenômeno e ainda identificar algumas "surpresas".

Quando a Lua está mais afastada da Terra, se diz que ela está no apogeu. No ponto oposto, o perigeu, ela pode chegar até 50 mil km mais próxima da Terra que no apogeu (Foto: Murilo Nascimento).
Qual é a melhor forma de ver uma Superlua? A melhor maneira, claro, é para ir para um local aberto e tranquilo, longe das grandes cidades e da iluminação artificial muito forte e potente.

Como em qualquer outra Lua Cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as Superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.

O especialista Geoff Chester, do Observatório Naval dos Estados Unidos (USNO, na sigla em inglês), explica que isso não é resultado de uma ilusão de ótica, mas de um efeito ótico que não é compreendido completamente nem astrônomos, nem por psicólogos.

Mesmo assim, ele acrescenta que Superluas parecem ainda maior quando vistas através das árvores ou de casas.

Alguns especialistas sugerem outra dica no mínimo curiosa para dissipar a ilusão: uma pessoa pode ficar de costas para a Lua, curvar-se e olhar para o céu entre as pernas.

Surpresas para descobrir - Na região da Lua que ficará visível no próximo dia 14 de novembro, há uma abundância de crateras causadas por impactos de meteoritos e atividade vulcânica de bilhões de anos atrás.

Os contrastes entre as áreas que refletem a luz do Sol (as montanhas) e as planícies que permanecem na sombra (os mares) pode ser convertido, com um pouco de imaginação, nas mais surpreendentes figuras.

A Lua surgindo por trás das árvores (Foto: Murilo Nascimento).

Postar um comentário

1 Comentários