Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da pediatra sobre Diabetes Mellitus

Por Dra. Viviane Valença
Diabetes Mellitus é uma patologia caracterizada por hiperglicemia (aumento da glicose) resultante de uma ação e/ou secreção insulínica deficiente. É a doença endócrino-metabólica mais comum na infância e adolescência.

A hiperglicemia se manifesta por meio de sintomas como : aumento do número de micções ("faz xixi mais vezes"), aumento do apetite, sede e perda de peso; se não for diagnosticado nesta fase inicial, ocorre desidratação, podendo evoluir para um quadro de cetoacidose diabética. Deficiência de crescimento e predisposição a infecções podem ocorrer. A longo prazo, pode surgir dano, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos. O melhor controle da glicemia retarda o aparecimento dessas complicações.

As formas mais frequentes são o diabetes tipo 1 e o tipo 2, sendo o tipo 1 mais diagnosticado em crianças e adolescentes e, mais raramente, em adultos. O pico de incidência é entre 10 e 14 anos. Esses diabéticos raramente são obesos.

O tipo 2 vem aumentando na população jovem nos últimos anos, sendo relacionado esse aumento, em parte, com o aumento da obesidade nesta faixa etária. Na maioria das vezes, começa com excesso de ganho de peso e resistência à insulina e progride para hiperglicemia. A idade média entre jovens é por volta dos 13 anos. O desenvolvimento do diabetes tipo 2 é determinado pela interação de fatores genéticos e um ambiente propício (falta de atividade física e dieta rica em calorias).

É muito importante a mudança no estilo de vida do paciente, com aumento da atividade física e reeducação alimentar.

Percebendo qualquer sinal ou sintoma, converse com seu médico. Ele é a pessoa indicada para lhe orientar corretamente.
Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários