Slide

10/recent/ticker-posts

Cirurgião dentista dá dicas de como higienizar a prótese dentária


Para Higienizar a sua prótese dentária é preciso conhecer primeiro o seu mecanismo, como ela funciona e principalmente qual o seu tipo. Seguindo os passos e utilizando essas ferramentas da maneira certa, você terá não só uma vida útil prolongada da sua prótese, como também uma saúde oral em dia.

Separando em dois grandes grupos, Próteses Fixas e Próteses Removíveis:

Próteses Fixas

1- Devem ser escovadas como se fosse os dentes naturais, ou seja, escova de dentes e pasta de dentes.

2- Em alguns casos, pacientes portadores de Pontes Fixas, deverão utilizar o Fio dental diariamente, porém de uma maneira especial. Com o auxílio de Passa-fios, estes serão passados por cima da ponte, limpando entre a prótese e a gengiva de cima.

3- Assim como na dentição normal, o enxaguatório Bucal (Bochecho) deve também ser usado como método auxiliar de higiene oral.

Próteses Removíveis

A limpeza das próteses removíveis é muito simples. Esta é talvez a maior das suas vantagens, uma vez que a sua remoção da cavidade bucal permite que sejam limpas de forma muito eficaz.

Tenha muito cuidado ao remover a sua prótese removível (a dentadura). É nessa hora que muitas se quebram, levando à sua substituição ou reparação. Atenção quando for removê-las, onde as coloca e como as segura na hora de limpar!

A limpeza de uma prótese removível pode ser efetuada do seguinte modo:

1- Dentífrico (pasta de dente) normal e escova média ou dura. Antes de iniciar a limpeza da sua prótese, coloque uma toalha/pano na pia. Assim no caso desta cair não se quebrará facilmente.

2- Pode-se substituir as pastas de dente por sabão amarelo. Esses cuidados todos é porque a pasta de dente normal vai deixando a resina das prótese muito porosas, facilitando o acumulo de placas bacterianas e pigmentos.

3- A complementação da higiene da prótese com a colocação de produtos efervescentes é muito bem indicada

4- Examine também com frequência os locais onde sua prótese assenta, assim se surgirem feridas, ou dores localizadas você saberá delas numa fase precoce. Sendo assim, marque logo uma consulta com seu dentista.

George Ribeiro é Cirurgião Dentista e atende em seu consultório, na Clínica Viviane Valença, na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários