Slide

10/recent/ticker-posts

Usar perfume na praia pode manchar a pele: mito ou verdade?

Por: Dra. Jucele Bettin
Dermatologista

Depois de ter malhado na academia, feito depilação a laser, tratamentos corporais, escolher o biquíni ideal, investir num super óculos de sol, e passar corretamente o protetor solar, você está pronta para aproveitar uma tarde quente na praia. 
Vaidosa, você ainda abusa de seu perfume preferido para evitar o cheiro de suor, e aí começa a sentir coceira e surgem as manchas vermelhas na pele. O que houve?

Usar perfume na praia não é recomendado por nós dermatologistas.

As manchas causadas pela fragrância é um fato e não apenas um mito que você ouvia de sua mãe ou avó. Isso porque perfumes podem conter substancias sensíveis à luz que, assim como o limão, pode causar manchas e até mesmo queimaduras na pele quando entram em contato com o sol.

Em geral no perfume, existem um mix de substâncias com acidez, que associadas a luz, calor e suor geram o potencial alergênico.

Se você sentiu na pele os efeitos do problema, suspenda o uso da fragrância completamente, mesmo quando estiver longe do sol para evitar irritações. Use hidratantes sem fragrância e espere a pele se recuperar para voltar a se perfumar.
Normalmente, esse tipo de mancha costuma desaparecer com o tempo, mas de acordo com sua necessidade, o uso de cremes à base de corticóide podem ser administrados para solucionar o problema.

Postar um comentário

0 Comentários