Slide

10/recent/ticker-posts

Após vários anos, Açude da Manhosa fica totalmente vazio em Santa Cruz

Açude da Manhosa em 20/02/2017. Foto: Almir Neves / Blog Merece Destaque.
A barragem localizada em Santa Cruz do Capibaribe, conhecida como Açude da Manhosa, hoje está completamente vazia. Com a falta de chuvas em nossa região e a grande retirada de água do local, o reservatório não suportou e secou.

De acordo com informações levantadas pela equipe do Blog Merece Destaque, o Açude da Manhosa não secava totalmente há 23 anos, tendo sido em 1994 a última vez que se viu o reservatório completamente vazio. Desde então, a barragem vinha resistindo, apesar do grande avanço de loteamentos em seu entorno e, consequentemente, muito lixo e até animais mortos jogados às suas margens, esgoto derramado dentro das águas e vários outros tipos de poluição, a cada chuva a barragem acumulava um pouco de água que vinha servindo para muita gente.

A última vez que se tem notícias que a barragem verteu foi há 13 anos, ou seja, no ano de 2004. Desde então, acumulou água no decorrer dos anos, porém não mais chegou a seu volume máximo.

O Açude da Manhosa é muito antigo e tem muita história em Santa Cruz do Capibaribe. A foto abaixo foi registrada na década de 60 por Arnaldo Vitorino e ele conta como era o local na época.
"Essa e uma das imagens que registrei na Manhosa em um domingo de carnaval. O ano não lembro, precisamente, mas sei que foi na década de 1960. Havia um corredor de Aveloz que chegava até a margem do açude. Na imagem da esquerda para a direita estavam Zé Toquinho, Inacinho da oficina, Bichinho de Zeca Pacas, Dada, meu irmão mais velho e embaixo, Djalma Lúcio e Cleones Moreira. A câmera da época foi uma da marca Tekinha". Conta Arnaldo.

Esperamos que em poucos dias possamos ver a barragem acumular água novamente.

Postar um comentário

0 Comentários