Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Cuidados com a criança na praia


Achei bem oportuno falar sobre esse tema hoje. A idade mais indicada para levar a criança à praia é dos 18 meses em diante, sendo importante seguir algumas regras:

HORÁRIO: no nosso verão, pela manhã, entre 7 e 9 horas, e à tarde, após as 16 horas. Não esqueça de passar um bom protetor solar, com fator de proteção elevado (50, pelo menos) e coloque blusa com fator UV e boné ou chapéu. A idade mínima recomendada para o uso do filtro solar é 6 meses. Lembrar que o mesmo deve ser repassado sempre que a criança sair da água, suar muito ou a cada hora.

Evitar deixar a criança brincar na areia quente. Deixe-a brincar mais próximo da água, onde a areia é mais fria. Deixe sempre a criança com roupas confortáveis e ventiladas. Se possível , não use fraldas descartáveis, pois acumulam umidade e calor, favorecendo micoses e assaduras. Prefira roupas claras e que tenham proteção solar.

NUNCA OBRIGUE A CRIANÇA A ENTRAR NA ÁGUA À FORÇA, isso irá assustá-la e traumatizá-la!

Ao voltar da praia, além de dar um banho de água doce na criança, ofereça suco de fruta ou água de coco.

Evite levar a criança à praia quando houver grande frequência de jogos de futebol e frescobol. Evite também mandá-la com pessoas de pouca experiência. De preferência, ir com os pais, pois deve estar CONSTANTEMENTE vigiada por alguém à distância mínima.

Não a deixe nua, mas sempre vestida. A criança sentada na areia pode adquirir furunculose, micoses, larva migrans... A proteção da pele através da vestimenta é importante. Além disso, crianças pequenas costumam colocar tudo que vêem na boca e a areia oferece diversos perigos por conter fezes de animais, tampinhas, palitos de sorvete...

EVITE ALIMENTOS DE VENDEDORES AMBULANTES, pois podem estar contaminados ou mal conservados e assim provocar intoxicação alimentar e/ou diarreia.

Dependendo da idade, usar uma pulseira de identificação é uma boa medida preventiva para o caso da criança se perder. Escreva o nome da criança, dos pais e um telefone para contato.

Enfim, todo cuidado com a criança na praia é pouco! A praia pode oferecer muita diversão à família, quando explorada com responsabilidade.

Bom Carnaval a todos!

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários