Slide

10/recent/ticker-posts

Eclipse Solar poderá ser visto no Brasil em 26 de Fevereiro de 2017

Durante o ano de 2017 vão ocorrer 4 eclipses: 2 eclipses do Sol e 2 eclipses da Lua. Estes são acontecimentos astronômicos que geram interesse e curiosidade nas pessoas em geral, e não somente nos astrônomos.

No dia 26 de fevereiro de 2017, um Eclipse Solar Anular chamará a atenção do mundo, e poderá ser visto parcialmente na maior parte da América do Sul, incluindo o Brasil!

A totalidade do Eclipse não poderá ser presenciada em nosso país sendo possível vê-lo apenas de forma parcial. Outra notícia não muito boa é que uma parte da região norte e nordeste do Brasil não terá a oportunidade de apreciar o eclipse solar do dia 26 de fevereiro. Mas calma! Em agosto desse ano chega a vez de vocês, e aí, será o sul, centro-oeste e sudeste do Brasil que não poderá observar. É quase uma revanche!

Eclipse Solar de 2012, registrado no Texas, EUA. Crédito: AP.
Países que poderão observar o Eclipse Solar no dia 26 de fevereiro

Na sua forma parcial, este eclipse pode ser observado na região centro e sul da América do Sul, parte da Antártida e parte de África. 

Na sua forma de eclipse anular do Sol (foto acima), este será visível numa faixa muito estreita que começa no Oceano Pacífico, passando pela região sul da América do Sul (Patagônia), atravessando depois o Oceano Atlântico Sul, e terminando no sudoeste de África (sendo visível também em Angola) .

Qual será o horário do Eclipse Solar de 26 de fevereiro?

O evento ocorre no dia 26 de fevereiro (domingo), e terá início logo pela amanhã na região sudoeste do Chile, por volta da 12h00 (UTC), e terminando na parte oeste da África, por volta das 17h30 (UTC). Lembrando que os horários informados aqui estão em UTC, que é o horário internacional.

Postar um comentário

1 Comentários