Slide

10/recent/ticker-posts

Diabetes gestacional se não monitorada e controlada pode afetar a saúde do bebê

Grávidas devem monitorar sua glicemia com regularidade – o bebe pode sofrer hipoglicemia, malformação entre outras preocupações graves.

Evidenciado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, o diabetes mellitus gestacional (DMG) é um mal que atinge cerca de 10% das grávidas no Brasil. O que muitas mulheres precisam saber é que o corpo da mulher grávida precisa produzir insulina extra para atender às necessidades do bebê. Se o organismo não consegue fazer isso, pode ocorrer a diabetes gestacional. O nível de açúcar pode subir decorrente às mudanças hormonais ocasionadas pela gravidez, que interferem na ação da insulina.

No Brasil nascem cerca de 320 bebês por hora. A cada 100 gestantes, cerca de 10 delas desenvolvem diabetes gestacional, segundo o Estudo Brasileiro de Diabetes Gestacional. Infelizmente, pouco mais de 1000 mães acabam morrendo por ano, devido a complicações da gestação ou no parto. A doença ainda traz diversos riscos para o bem-estar dos bebês, que podem desenvolver hipoglicemia, malformação fetal e, nos casos mais graves, até falecer.

O tratamento deve ser realizado com dietas, exercícios físicos e, se necessário, insulina. Cabe ao médico orientar corretamente seu paciente, qual a dieta adequada para cada paciente bem como a intensidade de exercícios físicos e administração de insulina.

Para ter certeza de que está ou não com qualquer tipo de diabetes, é importante o monitoramento da doença. Através de um simples teste caseiro é possível detectar o problema ou descartar as dúvidas.


Tiras de Glicose
Objetivo: Monitora os níveis de glicose na urina do diabético. Como funciona: uma tira deve ser mergulhada no recipiente onde foi coletada a urina. Após 2 segundos, deve-se retirar a tira do recipiente e em cerca de 30 a 60 segundos o resultado aparecerá. A cor da tira deve ser comparada com a da escala de cores presente no frasco ou na embalagem. O teste deve ser realizado mais ou menos 2 horas após a primeira refeição do dia (desjejum).

Confirme Glicose+Corpos Cetônicos
Objetivo: oferecer mais uma alternativa de monitoramento aos diabéticos e aos adeptos de dieta com grande restrição de carboidratos, com a vantagem de medir dois parâmetros ao mesmo tempo.

Como funciona: O Confirme Glicose+Corpos Cetônicos são tiras com membranas reagentes para glicose e cetonas afixadas numa das extremidades. A amostra e os resultados são obtidos comparando (através de uma amostra de urina) as cores desenvolvidas nas membranas com a tabela de cores no rótulo da embalagem. A detecção da glicose é baseada na reação cromogênica de oxidase-peroxidase. A detecção das cetonas é baseada no princípio onde o ácido acetoacético e cetona formam com o nitroprussiato de sódio em meio alcalino, um complexo de cor violeta.

Os testes da Linha Confirme podem ser encontrados em farmácias e drogarias ou através do site: www.confirme.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários