Slide

10/recent/ticker-posts

28 de Abril - Dia Nacional da Caatinga


O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril no Brasil.

Esta data foi criada para homenagear este bioma único e também para conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.

A caatinga é um bioma único do Brasil, ocupando uma área de cerca de 850.000 km², o que equivale a 11% do território nacional e que engloba os estados brasileiros do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais.

A Caatinga é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. Entretanto, pesquisas recentes vêm revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos. Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana-estépica. Entretanto, a paisagem é bastante diversa, com regiões distintas, cujas diferenças se devem à pluviometria, fertilidade e tipos de solo e relevo.

Na região Agreste de Pernambuco, Grupos se dedicam a mapear as áreas de Caatinga em busca de encontrar espécies endêmicas e observar seus comportamentos diante da seca severa que perdura por seis anos.

O Grupo de Observadores de Aves do Vale do Capibaribe formado por Admilson Gomes, Éder Neves, Arnaldo Vitorino, Murilo Nascimento, Júnior Silva e Almir Neves observam comportamentos e já registraram através de fotografias centenas de espécies de aves existentes na região.

O Projeto Bichos da Caatinga tem se destacado com registros de felinos de médio porte, além de outras espécies de animais que mesmo em meio a seca, resistem em seu habitat natural.

Vamos juntos preservar esse bioma tão importante para a conservação de várias espécies!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Aquele que ama preserva o meio ambiente!

    Parabéns aos observadores de aves. \,,,,,/

    ResponderExcluir