Slide

10/recent/ticker-posts

Infestação de besouros causa transtornos em Santa Cruz do Capibaribe


A população de Santa Cruz do Capibaribe e de outras cidades da região Agreste de Pernambuco vem sendo obrigada a conviver com um ‘‘visitante'' nada ilustre nos últimos dias. Trata-se de besouros sicofantas da família dos Carabus, mais conhecidos como cascudos. Os insetos têm hábitos noturnos e procuram as residências em busca de ambiente mais quente. O principal incômodo causado pelo inseto é o mau cheiro que ele exala, usado como defesa contra possíveis ataques de predadores. A invasão desse tipo de inseto nos ambientes urbanos deve-se ao desequilíbrio ambiental, com seca prolongada, somada ao desmatamento e período de reprodução da espécie.

Com asas protegidas por uma carapuça rígida, o contato com esses besouros não traz grandes consequências, mas é bom ficar atento, pois além do odor desagradável, eles liberam uma secreção que, em contato com a pele humana, pode ocasionar pequenas queimaduras que começam com bolhas, inflamam e viram feridas. Em relação aos animais domésticos, é bom que se tome alguns cuidados, mantendo-os longe dos besouros. Embora sua ingestão não seja frequente, devido ao mau cheiro muito forte e desagradável, se um cachorro ou gato vier a ingerir um desses cascudos, eles podem sofrer mal-estar.

Na mata, a base da cadeia alimentar desses animais, que têm vida média de 18 meses, é constituída por vegetais, vermes e, o mais curioso, a prática do canibalismo entre a mesma espécie. Entre a desova e a fase adulta, o cascudo demora cerca de 20 dias para chegar à fase mais conhecida pelas pessoas. Como esses animais têm hábitos noturnos, durante o dia ele fica escondido entre as folhagens secas, pedras e qualquer outro ambiente que possa servir de abrigo. À noite, eles saem à procura de calor, encontrado nas residências e iluminação dos postes.

Não existe um veneno eficaz para combatê-los. A solução mais indicada é proteger as portas e janelas para evitar que os insetos entrem nas residências.

Do Blog Merece Destaque

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Na minha casa em Itaobim-MG já esta insuportável a presença dessa praga.

    ResponderExcluir