Slide

10/recent/ticker-posts

Foto em destaque: Borboleta com imagem de Nossa Senhora Aparecida


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves e mostra uma Borboleta conhecida popularmente como Olho-­de­-pavão-­diurno e cientificamente recebeu o nome de Junonia evarete (Cramer, 1779). Pertence a família Nymphalidae. A parte azulada sobre as asas dessa borboleta tem semelhança com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Essa espécie é encontrada geralmente em áreas abertas voando rapidamente e baixo, pousando com as asas abertas sobre ervas, rocha ou diretamente no solo.

A fêmea fecundada geralmente procura as plantas do gênero Lantana, Stachytarpheta(exemplo: Stachytarpheta cayennensis)e Laguncularia(exemplo: Laguncularia racemosa), encontrando-as ela põe os ovos na parte inferior das folhas dessas plantas, de onde tempo depois sairão as larvas (lagartas) que se alimentarão por um certo período, em seguida "enclausuram-­se" passando pelas fases de pupa (crisálida) de onde sairão posteriormente na fase final adulta (alada) ou imago. A fêmea adulta tem cores mais fortes e também é mais agitada, enquanto que a característica distintiva do macho adulto é a presença de asa posterior azulada.

Postar um comentário

0 Comentários