Slide

10/recent/ticker-posts

Jiboia com cerca de 2 metros é encontrada no Alto do Moura em Caruaru


Uma jiboia com cerca de dois metros de comprimento foi encontrada na última sexta-feira (9) no Alto do Moura, em Caruaru. A cobra foi resgatada por moradores com a orientação de um professor de Gestão Ambiental e continua na casa de um deles. O professor explicou que não foi possível entregá-la a órgãos responsáveis no fim de semana.
“O Cipoma e o Ibama foram contatados; mas, como já era final de semana, não podemos fazer o encaminhamento. A única possibilidade que encontramos foi acomodar o animal em um ambiente tranquilo e isolado para evitar estresses até a terça-feira, quando vamos encaminhá-lo ao CPRH”, justificou o professor e pesquisador João Domingos Pinheiro Filho, neste domingo (11), contando que a cobra está dentro de uma caixa, com ventilação, em cômodo isolado da casa do morador que a encontrou.
Ainda segundo Filho, a jiboia, de espécie ainda não identificada, não é peçonhenta e não mostrou resistência ao contato humano.
“Houve uma soltura de animais silvestres no último dia 09 por aqui, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Acreditamos que a jiboia estava nesse grupo, já que demonstrou ter tido contato humano anteriormente por ter aceitado facilmente a aproximação das pessoas”, comentou o professor, dizendo que, mesmo assim, é preciso ter cuidado porque esses animais podem morder e machucar.
É por isso que, na manhã da próxima terça-feira (13), os moradores responsáveis pelo alojamento da jiboia vão levá-la para uma unidade da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) no Recife.
“Vamos informar o órgão na segunda para que ele se prepare para recebê-la na terça”, explicou o professor, dizendo que o animal será transportado em um furgão com estilo de ambulância cedido por um vereador.
Fonte: Folha PE 
Foto reprodução Whatsapp

Postar um comentário

0 Comentários