Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba como lavar as mãos de maneira correta e evitar várias infecções


Alguns podem não se dar conta, mas uma das maneiras mais simples, eficientes e baratas para evitar diversas infecções no organismo é a lavagem das mãos. A correta higienização pode evitar a contaminação por bactérias, vírus e protozoários que causam sérios danos ao corpo. A clínica-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, ensina como o procedimento deve ser feito.
“É importante esfregar a palma da mão, dorso, entre os dedos – incluindo o polegar -, as unhas e, por último, os punhos, sempre que houver sujeira. Não se esquecendo também de lavá-las antes e após as refeições, uso de banheiro, ao espirrar e tossir”, revela.
Caso não tenha água e sabão à disposição, os indivíduos podem fazer uso de álcool gel para limpeza.
“Por dia, é aconselhável lavar as mãos dessa forma, no máximo, duas vezes. O ideal é intercalar o uso do produto com a lavagem tradicional. Com ele, conseguimos eliminar diversos organismos.”
Caso nenhuma das duas formas seja adotada, Ligia Brito aponta os possíveis problemas.
“Entre os principais incômodos estão diarreias, gripes e resfriados. Além disso, é importante ressaltar de que, caso a pessoa leve as mãos sujas até os olhos, ela corre o risco de contrair conjuntivite.”
No caso das crianças, as principais contaminações podem ser por protozoários, como o toxoplasma, que causa a toxoplasmose, e a ameba, responsável pela amebíase. Segundo a UNICEF, a diarreia continua sendo a segunda maior causa de mortalidade de menores de cinco anos, em todo o mundo, com cerca de 1,5 milhão de vítimas por ano.

Postar um comentário

0 Comentários