Slide

10/recent/ticker-posts

A foto em destaque: Beija-flor-vermelho


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves em área de caatinga do Agreste de Pernmbuco e mostra um macho da espécie beija-flor-vermelho (Chrysolampis mosquitus), uma ave apodiforme da família Trochilidae. É uma das espécies mais famosas pelo seu colorido vistoso.

Mede de 9,2 – 9,5 cm. Dimorfismo sexual acentuado. Macho com colorido espetacular, que destaca-se somente em condições de luz excepcional. Cabeça e nuca vermelho iridescentes vivo, garganta e peito amarelo-alaranjado metálico, partes superiores e restantes das partes inferiores marrons escuros; cauda ferrugínea debruada de preto. É o beija-flor que maior extensão de penas iridescentes possui, sendo que o esplêndido colorido geralmente aparece como muito escuro se inadequadamente iluminado, aparecendo um beija-flor escuro. Fêmea com partes superiores bronze-esverdeadas e partes inferiores cinzas-pálido; cauda castanho-escuro, com as penas das retrizes laterais terminando em pequenas pontas claras. Machos imaturos são semelhantes às fêmeas, mas teem um ponto branco atrás dos olhos e a retrizes laterais da cauda são violetas debruadas de branco. Esta espécie tem a cabeça que parece ser alongada horizontalmente devido à plumagem proeminente da fronte e o singular capuz nucal ( “cabeça de cebola” ).

Alimenta-se principalmente de carboidratos, conseguidos através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes, com aranhas e pequenos insetos. Defende seu território de maneira agressiva.

É incomum. Habita florestas ralas, campos com árvores, bordas de florestas de galeria, cerrados e caatingas. Vive normalmente solitário, visitando flores a várias alturas. Migra em algumas épocas do ano.

Foto: Almir Neves
Fonte: Wiki Aves

Postar um comentário

1 Comentários