Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Intolerância à Lactose

A lactose é o principal carboidrato (=açúcar) encontrado no leite materno e na grande maioria das fórmulas infantis do mercado. Este nutriente é evitado em situações específicas, como na Intolerância à Lactose e/ou diarreia frequente.

A Intolerância à Lactose é a dificuldade de digerir a lactose. Isso acontece pela baixa produção (ou não produção) de lactase, que é a enzima responsável pela quebra da lactose em unidades menores.

Quando a lactose não digerida chega intacta ao intestino, pode causar desconfortos no bebê, como "inchaço na barriga", "gases" e diarreia, ocasionando choro após as mamadas.

Existem várias maneiras de diagnosticar a Intolerância à Lactose e o médico é o profissional habilitado para isso. Estas manifestações podem durar por um curto período na infância ou podem permanecer na vida adulta.

A quantidade de lactose tolerada pode variar muito de um indivíduo para outro, por isso é importante conversar com o pediatra do seu filho, caso a caso, para uma melhor avaliação e nutrição adequada.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários