Slide

10/recent/ticker-posts

Frio quebra recorde em várias capitais do Brasil. Saiba como evitar as doenças comuns desta época

Segundo especialista, tosse e espirros podem ser sintomas de resfriado ou gripe. Atitudes do dia a dia podem evitar episódios de enfermidade no inverno.

Os brasileiros estão sentindo, principalmente durante as manhãs, o impacto na mudança do clima. O frio intenso deve-se a uma grande e forte massa de ar de origem polar e seus efeitos são sentidos no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste do Brasil. Desde o sábado, o ar gelado vem diminuindo a temperatura e várias capitais brasileiras registraram recorde de baixa temperatura.

Nesta época do ano algumas doenças costumam surgir. A combinação entre o frio e baixa umidade do ar pode ser sinônimo de resfriados e gripes. Durante o inverno, além dos sintomas típicos da temporada como coriza e tosse, o clima interfere diretamente na qualidade de vida da população, principalmente em crianças e idosos.

Entre as doenças mais comuns desta época estão os resfriados, caracterizados por coriza, entupimento do nariz, espirros e até febre baixa ou dor de garganta. Com sintomas parecidos com o do resfriado, a gripe se diferencia por ser mais intensa, já que é causada pelo vírus da influenza e pode ser transmitida por gotículas expelidas pela pessoa infectada ao tossir ou espirrar.
“Neste caso, o paciente deve ficar de repouso e se hidratar muito”, ressalta o médico Jairo de Barros, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL).
Depois de episódios de gripes ou resfriados pode surgir a inflamação ou infecção do ouvido, chamada de otite.
“O sintoma inicial é um entupimento do ouvido e muita dor. Pode ocorrer uma supuração e sair secreção ou até mesmo pus do ouvido afetado”, explica o otorrinolaringologista.
As crianças, devido ao convívio em escolas e creches, podem contaminar mais facilmente umas às outras. A permanência em ambientes fechados também favorece a propagação das doenças.
“O ideal é que quando a criança estiver doente, ela fique de repouso e não vá para a creche ou escola para evitar o contágio em outros alunos”, sugere o especialista. Os idosos podem ter imunidade mais baixa associada a outras doenças como diabetes, doenças cardíacas, renais, enfisema pulmonar, câncer...
A rinite e a sinusite também aumentam muito no inverno. O especialista explica que isso acontece devido a maior exposição aos vírus e alergenos (substâncias que causam alergia: poeira, mofo, poluição) nesta época do ano.
“Em alguns casos, lavando o nariz com soro e aplicando medicações que diminuem essa inflamação, podemos controlar a sinusite sem o uso de antibiótico”, aconselha o doutor Jairo.
Com dicas simples para o dia a dia, é possível tentar evitar as doenças de inverno.
“Manter o ambiente arejado, lavar as mãos com frequência, beber muita água, dar preferência para frutas com muito suco como melancia, melão e laranja ajudam na prevenção de doenças desta época”, exemplifica.
Além disso, vale deixar o ambiente sempre o mais ventilado possível e lembrar da etiqueta da tosse e do espirro: tossir ou espirrar protegendo a boca ou o nariz seja com lenço ou cobrir a boca com a parte interna dos braços.

Postar um comentário

0 Comentários