Slide

10/recent/ticker-posts

VII Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz debate "Desafios e Perspectivas do SUS no Momento Atual"


Foi realizada na manhã desta quinta-feira (20), no Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, a VII Conferência Municipal de Saúde.


Tendo como tema central "Desafios e Perspectivas do SUS no Momento Atual" a Conferência contou com presenças de políticos, gestores e servidores da saúde e população em geral, com aproximadamente 250 pessoas presentes, entre delegados e ouvintes.

Em seu discurso o prefeito Edson Vieira falou sobre a importância da Conferência para o planejamento das ações em saúde pública para os próximos quatro anos no município, disse que tem feito investimentos na saúde acima daquilo que é previsto por lei e lamentou que após um ano da inauguração da UPA 24 horas o município não tenha recebido nenhum recurso por parte do governo federal para manter o funcionamento da unidade. "Nós temos, praticamente todos os dias, mais de quinhentos atendimentos na UPA de Santa Cruz do Capibaribe. Isso significa que por mês nós atendemos mais de 15 mil pessoas e não são 15 mi pessoas só de Santa Cruz do Capibaribe, são pessoas que estão aqui no entorno dessa região. E vocês sabem quanto vem para o município até hoje, depois de um ano da UPA aberta? Nem um centavo! Quem está mantendo a UPA aberta é o município", ressaltou.

A Conferência contou com uma palestra com Maria Aparecida Sousa, a qual é graduada em Farmácia - Bioquímica pela UFPE, com especialização em Saúde Coletiva e Mestrado Acadêmico em Saúde Pública pelo Aggeu Magalhães - ENSP - FIOCRUZ e com atuação em vários municípios como secretária de saúde, gestora na área de saúde e Professora de Pós Graduação em Saúde Pública.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Aparecida Bezerra, fez a leitura do regimento da VII Conferência e a Assessora de planejamento, Silvania Rattacaso, fez a apresentação das propostas elencadas durante as pré-conferências, as quais foram debatidas em quatro eixos temáticos: Atenção Básica, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde e Secretaria e controle social, depois foram feitas as devidas alterações e ajustes nas propostas, antes de serem votadas em plenária.

Ao final, várias propostas de melhorias na saúde foram aprovadas e agora resta à população esperar que estas propostas sejam postas em prática para que todos tenham uma saúde de melhor qualidade.



Texto e fotos: Almir Neves / Blog Merece Destaque

Postar um comentário

0 Comentários