Slide

10/recent/ticker-posts

A foto em destaque: Bico reto de banda branca


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves em uma área de Caatinga no Agreste de Pernambuco e mostra um beija-flor da família Trochilidae. Seu nome popular é bico-reto-de-banda-branca também conhecido como estrela-verde-azulado.

Mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento. Nesta espécie a fêmea difere do macho principalmente por apresentar a garganta e o peito escamados, isto é, apenas com a parte central verde e o restante cinza-claro. Ao contrário da maioria das outras espécies, (Heliomaster squamosus) apresenta duas mudas de plumagem por ano. Após a muda pós-nupcial adquirem uma plumagem de descanso. O macho adulto perde a plumagem vermelho-violeta iridescente da garganta e do peito e torna-se semelhante à fêmea e aos jovens da sua espécie.

O bico-reto-de-banda-branca habita florestas, campos e cerrados, onde alimenta-se principalmente do néctar das flores e faz seu ninho no formato de uma pequena tigela, construída com painas e musgos e revestida com teia de aranha e líquens, apoiada num galho ou forquilha de árvore. Os ovos medem 15 por 9 milímetros.

Postar um comentário

0 Comentários