Slide

10/recent/ticker-posts

EMP 2017: Empresários e prefeitos da região discutem “O Futuro do Polo de Confecções de Pernambuco”


O pontapé inicial para a integração de ações em benefício da economia do Polo de Confecções do Agreste foi dado na quarta noite do Estilo Moda Pernambuco 2017. Com unanimidade, os prefeitos das principais cidades do APL (Arranjo Produtivo Local) – Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama – e os empresários que participaram do painel “O futuro do Polo de Confecções”, indicaram ao longo das discussões a necessidade de maior diálogo e integração entre o poder público dessas e de outras cidades do polo para articular soluções para os gargalos que interferem no crescimento dos negócios na região, como a falta de água, segurança pública e infraestrutura viária adequada.

O painel foi dividido em três etapas e teve como principal objetivo provocar reflexões sobre o papel do poder público e da iniciativa privada na projeção do que o polo de confecções deve ser nos próximos anos. As discussões foram mediadas pelo jornalista e diretor da Avant Comunicação & Mídia, Ney Lima.



Na primeira fase, os empresários Allan Carneiro (síndico do Moda Center), Arnaldo Xavier (Rota do Mar) e Bruno Bezerra (Governança Empreendedora) elencaram as principais ameaças para o polo de confecções. Além da falta de água e do estado crítico das principais rodovias que dão acesso ao polo, a mudança na postura do consumidor com a inserção de ferramentas tecnológicas (venda por Whatsapp, e-commerce) e a decisão de como lidar com o crescimento do público varejista nos centros atacadistas de confecções do polo foram apontados pelos empresários como desafios de médio e prazo. Os empreendedores também citaram o aumento da entrada de produtos chineses contrabandeados no mercado local, fenômeno que atinge todo o país, a necessidade de acabar com a rivalidade entre as cidades e de criar uma pauta comum como problemas que precisam de discussões e soluções conjuntas para garantir o futuro de uma das atividades que mais emprega e gera renda em Pernambuco.


Em seguida, na segunda parte, os prefeitos apresentaram projetos que estão sendo desenvolvidos nas suas cidades visando minimizar vários problemas apontados inicialmente pelos empresários. Os destaques de Santa Cruz do Capibaribe foram o investimento de recursos na aquisição de câmeras e no armamento da Guarda Municipal para reduzir o índice de violência no município e necessidade de reduzir a inadimplência de impostos na cidade, que chega a 90%, acumulando uma dívida de mais de R$ 110 milhões com IPTU e ISS. Já o prefeito de Toritama apresentou brevemente o projeto de requalificação da Feira do Jeans e apontou outros problemas que podem ser resolvidos por meio da criação de consórcios intermunicipais, como a destinação de resíduos sólidos, ações de mobilidade e segurança pública. Indicou, por exemplo, que o problema de água pode ser reduzido se as lavanderias da cidade adotarem o reuso de água como forma de eliminar o seu uso nas linhas de produção da cidade.

A prefeita Raquel Lyra apresentou algumas estratégias para reposicionamento da produção local, orientação para o empreendedorismo e desburocratização da abertura de empresas. Sugeriu, ainda, a criação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (CDSA). A proposta foi lançada durante o evento e deve ser aperfeiçoada em encontro realizado em novembro entre os prefeitos do polo de confecções e empresários que participaram do painel.

A plateia participou da terceira parte do painel fazendo perguntas para os empresários e gestores. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela fanpage do Moda Center no Facebook. O conteúdo na íntegra está disponível no link: www.facebook.com/modacentersantacruz/videos/vb.1382915375279758/1930808473823776

Avaliação positiva desse primeiro encontro


Todos os participantes do evento avaliaram o painel como um encontro positivo para o futuro do polo de confecções. Na opinião do síndico do Moda Center, Allan Carneiro, foi importante que os atores do polo de confecções conversassem de forma mais aberta e pública sobre temas importantes. “Saímos com alguns direcionamentos, mas não deixa de ser histórico, pois acredito que nunca tivemos uma oportunidade dessa forma. O formato foi interessante e no próximo EMP deve ser adotado para discutir outros temas”, declarou. Ele cita como os principais encaminhamentos a articulação de reunião conjunta para a cobrança do reforço do policiamento nas estradas a partir do fim de outubro, quando começa a alta temporada para compras, e a articulação, por parte do poder público, para que os deputados pernambucanos que militam na região levem pautas a serem discutidas em nível nacional. O melhor dia para realização das feiras para atender atacadistas e varejistas também deve virar alvo de discussão.


Já o empresário Bruno Bezerra, acha que o painel superou as expectativas por terem saído com pontos concretos e discutido temas com todos esses atores conjuntamente. “Foi uma iniciativa louvável e ficamos felizes dos pontos terem se originado no EMP 2017”, afirmou.


Arnaldo Xavier acha que esse debate e a integração dos municípios deveria ter acontecido há mais tempo. “Estamos muito próximos uns dos outros, atuando no mesmo segmento, com as mesmas necessidades. Quando a gente se junta para debater, abrimos um espaço amplo para que outras pessoas possam fazer o debate de forma sadia, discutindo os problemas. O que sair daqui vai gerar outras discussões que vão continuar e melhorar nossos processos de industrialização e comercialização”, ressaltou.


Em sua apresentação, o prefeito Edson Vieira destacou números de Santa Cruz do Capibaribe, como PIB, população empregos e unidades produtivas. Mostrou os desafios da gestão e os avanços alcançados, além de projetos futuros como o Centro de Educação Empreendedora e uma Incubadora de Empresas. “É muito importante para a cidade sediar o EMP e mostrar para todo o país a nossa confecção. Neste encontro tivemos uma ótima oportunidade de entender melhor e discutir o futuro do Polo de Confecções”, frisou.


Segundo o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, as três cidades têm a melhor configuração política dos últimos tempos. “Essa é uma oportunidade do polo passar a ser verdadeiramente um polo. Como gestores, não podemos nos dar mais ao luxo de sermos concorrentes”, declarou. Por sua vez, o prefeito Edson Vieira comentou que todas ideias dadas para fortalecer o polo são válidas. “Fiquei muito feliz em participar dessa discussão entre empresários e poder público, fazendo com que cada um conheça as suas peculiaridades e as dificuldades do outro. Quero parabenizar a todos que fazem o Moda Center e o segundo EMP pela realização do debate”.


Já na opinião de Raquel Lyra, o encontro foi proveitoso, pela iniciativa de reunir os prefeitos e trazer os empresários para um debate aberto e transparente. “Tivemos a possibilidade de reunir os nossos desafios. Saímos com um protocolo de intenções para trabalhar de modo coordenado estratégias para que a gente possa continuar fortalecendo o Polo de Confecções, criando estratégias únicas”, afirmou. Para ela, essa convergência vai permitir com que os gestores municipais possam agir de forma mais rápida e eficaz.

O conteúdo dos debates vai virar um documento que será entregue ao poder público para que o painel traga frutos para as cidades.



RETA FINAL – A programação do EMP 2017 entra, nesta sexta-feira (7/10) na reta final. Três importantes palestras, serão realizadas. O professor do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), Emilio Augusto, vai falar sobre o tema “Imagem vende! A importância do design na construção das marcas”. Em seguida, o público poderá conferir a palestra “Você, o mundo digital e seu negócio”, ministrada pelo diretor de inovação da Getnet Flávio Gonzales e o diretor executivo Rodrigo Serto. Para finalizar a noite de conhecimentos ligados à tecnologia e identidade visual, o Armazém da Criatividade/Porto Digital traz a palestra “Armazém da Criatividade:
Empreendedorismo e Inovação”, ministrada pelo gerente de Operações Adalberto Rodrigues.

O encerramento do EMP 2017 será no sábado (7/10), dia do aniversário de 11 anos do Moda Center. Para celebrar, haverá shows com a banda Multifaces, Ágda Moura e Lucy Alves, a partir das 19h. A entrada é franca.

Postar um comentário

0 Comentários