Slide

10/recent/ticker-posts

A foto em destaque: Bem-te-vi rajado


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves em uma região de Caatinga no município de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco e mostra uma ave passeriforme da família Tyrannidae conhecida popularmente como Bem-te-vi rajado, cujo nome científico é Myiodynastes maculatus. É uma espécie geralmente solitária e quieta, cantando com mais intensidade ao entardecer ou nas primeiras horas do dia. Também conhecido por soluço.

Alimenta-se de insetos que apanha em voo a partir do poleiro e também de pequenos frutos como o da canela-amarela, sendo um provável dispersor de sementes. Gosta muito também das bananas maduras da embaúba. Adora cigarras e, para comê-las, faz os seguintes passos: primeiro ele as apanha em pleno voo, em seguida bate a cigarra repetidas vezes em um galho até suas asas caírem, depois joga o corpo da cigarra para cima e a engole.

Migratório no Pantanal, chega no final de julho/agosto para iniciar logo a reprodução. Constrói ninhos em ocos de árvores, geralmente feitos por pica-paus. Também usa ninhos de outras aves, com entradas laterais, nos cupinzeiros arborícolas. Leva folhas e capins para a cavidade, fazendo um ninho propriamente dito. O casal alimenta a prole, afastando agressivamente predadores. A fêmea é encarregada tanto da construção do ninho quanto da incubação, que leva 16 ou 17 dias. O casal se reveza na alimentação dos filhotes, que deixam o ninho 18 a 21 dias após a eclosão. Também procria em postes na cidade, aproveitando-se de medidor de relógio com vidro quebrado ou refletor desativado com vidro quebrado; esses locais de reprodução são arborizados.

Postar um comentário

0 Comentários