Slide

10/recent/ticker-posts

Unidades de saúde construídas sem alicerce são temas de reunião do Conselho de Saúde de Santa Cruz


Uma questão levantada em primeira mão aqui no Blog Merece Destaque sobre a construção de Unidades Básicas de Saúde da Família em Santa Cruz do Capibaribe sem escavação do solo para fixação das sapatas (relembre AQUI) foi pauta de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde realizada nesta terça-feira (16).

Estiveram presentes na reunião dois engenheiros civis, sendo eles, André Luís Bezerra que é engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde e Danilo Januário Silva engenheiro civil convidado por um conselheiro de saúde para participar da reunião além de integrantes do Conselho e do Secretário de Saúde Breno Feitosa.

O engenheiro Danilo Januário falou ao Blog Merece Destaque antes da reunião.

"Acredito que a preocupação sobre o uso da alvenaria foi totalmente esclarecida, visto que não há problema em utilizar esse material em elementos não estruturais, como, segundo segundo o engenheiro da Secretaria de Saúde, é o caso da obra citada. Dito isso, ainda me parece que a questão que seria mais preocupante não foi levantada, que é o fato de que não houve escavação para a construção das fundações dessa edificação, o que leva a crer que as sapatas serão construídas sobre a camada superficial do solo. Visto que tal prática não é usual e lembrando que a norma ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações no item 7.7.2 recomenda que a cota de apoio de uma fundação deve ser tal que assegure que a capacidade de suporte do solo não seja influenciada pelas variações sazonais de clima ou alterações de umidade" - Disse Danilo que completou em seguida "Inevitavelmente surgem dúvidas, por exemplo: O solo sobre o qual serão construídas as sapatas é adequado? Foi realizado algum teste ou estudo para avaliar a capacidade do solo, na superfície, sem nenhuma escavação? A camada do solo onde as sapatas serão apoiadas, nesse caso a camada superficial, ficará exposta de influência de fatores climáticos, como por exemplo a chuva?" - questionou.

O engenheiro André Luís afirmou durante a reunião que a estrutura que está sendo usada na obra é compatível com o tipo de edificação que está sendo feito e que analisou o solo nas imediações do terreno e constatou que o mesmo é firme e compatível com o tipo de base que está sendo usado na construção.

Vale ressaltar que duas Unidades de saúde estão sendo construídas no mesmo padrão, sendo uma no Loteamento Dona Lica II e outra no Loteamento Santa Filomena e que o Conselho de Saúde cumpriu com sua função de fiscalizar e cobrar responsabilidades técnicas sobre estas obras.

Postar um comentário

0 Comentários